Convocatória de artigos para o Jornal International da Comunidade de Deficiência e de Reabilitação (IJDCR):
Que tipo de pessoas deveria existir?
Editor Convidado
Gregor Wolbring, Comunidade de Reabilitação e Estudos sobre Deficiência, Departamento de Saúde Comunitária e Ciências da Universidade de Calgary
Ao longo da história, as pessoas com habilidades não-normativas foram julgadas. Às vezes, este julgamento levou a conseqüências positivas, no entanto, a maior parte dessas habilidades não-normativas foi julgada negativamente e as pessoas que a desempenhavam tiveram tratamento incapacitante. Este julgamento (ableism, discriminação contra pessoas com deficiência) e suas conseqüências incapacitantes é uma das principais áreas de trabalho acadêmico dentro do âmbito dos estudos da deficiência. Eugenia, a prática de encontrar formas de melhorar habilidades dos seres humanos hereditariamente, é uma dinâmica que influencia o julgamento das habilidades das pessoas e as conseqüências incapacitantes e vice-versa.
Que tipo de pessoas deve existir é uma pergunta que foi feita e respondida de diferentes maneiras ao longo da história humana, é ainda uma pergunta feita e respondida hoje e também estará conosco por algum tempo no futuro.
Os avanços da ciência e tecnologia vai permitir novos julgamentos e ações ligadas ao sentimento em torno da questão sobre que tipo de pessoas deve viver.
Em parceria com os SSHRC-CURA-financiados pelo projeto “arquivos vivos sobre eugenia no oeste do Canadá” (eugenicsarchive.ca), os editores do IJDCR gostariam de dedicar um número especial a este tema.
Convidamos potenciais colaboradores, independentemente de áreas de estudo (disciplina), a apresentar um abstract (resumo) de 250 palavras que articulem os argumentos conceituais e base de conhecimento a serem cobertos em uma análise crítica sobre os vários aspectos da história até o futuro de “Que tipo de pessoas deveria existir”.
Por favor enviar os resumos para o Editor Convidado via e-mail para – gwolbrin [at] ucalgary.ca – gwolbrin@ucalgary.ca até 15 de julho de 2012.
Dos resumos selecionados iremos solicitar artigos completos de 3000-5000 palavras (excluindo tabelas e figuras) de pesquisa original e estudos sobre uma série de temas a serem submetidos ao editor até 15 de Outubro de 2012. Note-se que um convite para enviar um artigo não garante sua publicação.
Cada artigo submetido será objeto de revisão, sem identificação, por pares e receberão as recomendações que surgirem.
Quanto às possíveis áreas ligadas ao tema, veja abaixo lista com exemplos de possíveis tópicos
° Que tipo de pessoas deve nascer
° Que tipo de pessoas deve viver
° Que tipo de pessoas deve ser cidadãos
° Que tipo de pessoas deve competir
° Quais os tipos de pessoas ….
Convidamos autores a investigar a história, o uso contemporâneo e exposição potencial futura das relações entre a questão central “Que tipo de pessoas deveria existir” e questões como:
· As pessoas com deficiência e o que significa ser “deficiente”,
· A comunidade ao seu redor
. Médicos, consumidores e pesquisadores ligados ao discurso deficiência
· Reabilitação comunitária e o campo da reabilitação em geral
· A educação inclusiva e a educação das pessoas com deficiência em geral
· O futuro da educação
· Empregabilidade das pessoas com deficiência
· Cidadania das pessoas com deficiência
· Cidadania global
· Imagem corporal das pessoas com deficiência
. Médicos e políticas sociais de saúde e seu impacto sobre as pessoas com deficiência
· Cuidados de saúde das pessoas com deficiência
· As pessoas idosas, juventude e envelhecimento
· As pessoas com deficiência nos países de baixa renda
· As leis e convenções internacionais relacionadas às pessoas com deficiência, tais como a Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência
· O conceito de personalidade
· Conceito de saúde e sistema de saúde
· A medida de ajuste dos anos de vida das pessoas com deficiência e outras medidas usadas para orientar e alocar verbas para saúde
· Avaliação da qualidade de vida
· História
· Futuro
· Governança de ciência e tecnologia
· Avaliação de ciência e tecnologia
· Ética