Ação: Espaço cultural Dona Flora
Objetivo: Inspirar sonhos e criar esperanças
Cidade: Alcobaça – BA
Como ajudar em: www.portaldonaflora.org
Saiba mais: http://www.avidaeumaviagem.com.br/blog/espaco-cultural-dona-flora/
Inaugurado em agosto de 2007, o Projeto Dona Flora, como ficou conhecido o Espaço Cultural Dona Flora, é o sonho transformado em realidade, de uma mulher que acredita na vida, nos seus semelhantes e na construção de um mundo melhor para se viver. Um mundo mais justo, mais pacífico, mais feliz.
A precariedade das políticas públicas expõe a comunidade, a infanto-juvenil em especial, à situações de risco, à falta de oportunidades de promoção pessoal e social e perspectiva de futuro. É para essa comunidade que o Projeto Dona Flora lança seus olhos, na busca da garantia dos seus direitos.
Atentos ao destino dos jovens de Alcobaça, em especial aos mais carentes, tão a mercê das drogas, da desestrutura familiar e sócio-econômica, da violência em todas as suas faces, da falta de oportunidades profissionais, é que Kátia criou o Espaço Cultural Dona Flora e implantou o Projeto Dona Flora para inspirar sonhos e criar esperanças.
O Projeto Dona Flora é um projeto sócio educativo, formado por projetos integrados que atende 100 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.
Vamos contar um pouco da história…No dia das mães de 2004, alguns professores da rede municipal de ensino formam um grupo de canto coral para homenagear as mães de uma das escolas municipais, tendo como regente o Prof. José Fonseca. O grupo faz tanto sucesso que recebe convites para cantar em outras escolas. Está formado o Coral Vozes que Educam.
Paralelamente, surge na cidade, no mesmo ano de 2004, um projeto ambiental denominado Dona Flora flor e cultura, como proposta de trabalho monográfico a ser apresentado por Bernardina Leal e Katia Aires na Faculdade do Sul da Bahia-FASB, para conclusão do Curso de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em Gestão Ambiental. Projeto de natureza investigativa se propõe a conhecer o grau de interação da comunidade alcobacense com projetos ambientais que lhe chegam através das organizações não governamentais.
Pela falta de projetos objetos de estudo, a investigação dá espaço a ações pontuais na área ambiental, passa a ser interventivo. Em parceria com ongs locais e internacionais sediadas no município vizinho, Caravelas, são realizadas palestras, encontros, seminários, trabalho de limpeza de praia, comemorações de datas importantes, como dia da água, semana do meio ambiente, no próprio município e também em municípios circunvizinhos.
Na busca de parceiros locais, o Projeto Dona Flora vai se inserindo na cultura alcobacense e, encontrando o Coral Vozes que Educam, passa a apoiá-lo, incluindo-o em eventos culturais da FASB, em festas comemorativas de ongs de Caravelas, e nos eventos da mesma.
Desse encontro surge uma forte parceria que se mantém até hoje e que inclui participação em eventos culturais, encontro de corais, cantatas de natal, festas populares, convites particulares, datas comemorativas e outras.
Em 2005, pressionado pela demanda de ações e recursos financeiros, o Projeto Dona Flora se institucionaliza como Ong e passa a se chamar Instituto Sócio-ambiental e Cultural Dona Flora flor e cultura, tendo Katia e Bernardina a frente do mesmo.
Em novembro de 2006, as fundadoras se afastam, a ong ganha nova diretoria e passa a se chamar Instituto Sócio-ambiental e Cultural Mãos que Transformam, tomando novos rumos.
Durante 6 meses o Projeto Dona Flora fica desativado.
Em julho de 2007, Katia reativa o Projeto em sede própria recém construída e convida o Grupo Coral Vozes que Educam a desenvolver um projeto para crianças e adolescentes que funcione como um segundo turno.
Num espaço de 1080 m², com um salão multiuso de 80m² além da recepção, cozinha e dois banheiros, dão início a um projeto social para 20 crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, de segunda a sexta, de 13h às 17h , tendo a música como atividade principal e o Prof. Maestro José Fonseca a frente dos trabalhos. Em complementação aos estudos da música, são oferecidas oficinas de artesanato, futebol, caratê, teatro, dança, educação ambiental, ética e cidadania.
Em julho de 2008, é criada a Associação Cultural e Sócio-Ambiental de Alcobaça, Vozes que Educam, suporte para o Coral Vozes que Educam e Projeto Dona Flora.
Em 2010 é construído um segundo salão de 80m², três banheiros e sala para atendimento psicoterápico para maior conforto dos beneficiários e início do turno matutino.
No final do ano eram 85 beneficiários entre crianças e adolescentes.
Projeto Dona Flora
Atende 80 crianças e adolescentes entre 8 a 17 anos de segundaa sexta feira, no período manhã ou tarde, completando o ensino formal.
Está estruturado em forma de oficinas tendo o ensino da música instrumental e coral como atividade principal. São ofivcinas de flauta doce, contralto e transversal, violão, violino, teclado, saxofone, violoncelo e canto coral. Além da música são oferecidos educação ambiental, teatro, locução de rádio, bordado, esportes, artesanato, como tabém apoio psicoterápico.
Projeto Roda de bordado Kene
Para mulheres jovens e adultas. Aproveitando dons e talentos naturais das mulheres da região para o crochê e bordado. Viabiliza o encontro de bordadeiras. Junto com a Roda de terapia comunitária contribui para o resgate de uma cultura local que aos poucos está se perdendo. Pretende fortalecer as mulheres para a formação de uma cooperativa.
Projeto Coral Vozes que educam
A música, e em especial o canto coletivo tem a força de união, da disciplina, da cooperação. Vem apresentar-se como importante elemento de educação. Aberto a comunidade jovem e adulta.
Projeto Roda de Terapia Comunitária
Aberta a comunidade em geral, de todas as idades. A metodologia da Terapia Comunitária foi criada e sistematizada pelo psiquiatra e antropólogo Adalberto Barreto em 1987, na favela de Pirambu, Fortaleza CE.
Aflora Líderes: formação de liderança jovem dentre os beneficiários adolescentes (monitores, líderes de equipe, outros.).
•Aflora Talentos: Mostra Cultural Dona Flora;
•Aqui se Brinca: recreação com jogos de salão, tabuleiro, amarelinha, balanço, peteca, corda, jogos de raciocínio;
•Biblioteca Dona Flora: acervo bibliográfico, difusão do livro, exibição de filmes, resgate da cultura local;
•Cantata de Natal Dona Flora;
•Canto e Encanto: iniciação musical coral e instrumental, Orquestra e Coral Infantil;
•Cultura em Conjunto: encontro e palestras de natureza artística cultural;
•Dançando Solto: capoeira e dança afro;
•De olho no Planeta: educação ambiental;
•Fazendo Arte: teatro, artesanato, pintura, bordado e crochê;
•Hora do Conto: leitura para crianças;
•Roda de Leitura: leitura e produção textual para adolescentes;
•To Ligado: informática e internet sensibilização e desenvolvimento do raciocínio,
concentração através dos recursos da informática (a ser implantado);
•To na Onda do Esporte: futebol, vôlei, basquete, ginástica rítmica e outros (a ser implantado);
•To na Rádio: rádio oficina de locução de rádio, criação de jingles, música percussionista.
Saibam mais e como ajudar em: www.portaldonaflora.org
Av. do Farol, nº 520 – Bairro Farol – Alcobaça-Ba – CEP: 45.990-000
E-mail: katia_mjaires@yahoo.com.br
Telefones: (73)3293-1331/(73)9102-4418 (Kátia)/(73)9198-5084 (Sueli)