Ação: Estrelas do Mar Objetivo: Ensinar a prática de bodyboarding a crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais
Cidade: Aracaju – SE
Saiba mais em A Vida É Uma Viagem
Indicado por nosso querido amigo Henrique Teles, em Diogo-BA, fomos visitar o Projeto Estrelas do Mar que visa ensinar a prática de bodyboarding a crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais. Fomos recebidos pelo fundador que ao saber que foi considerado em bom exemplo lá na Bahia, encheu seus olhos de lágrimas, nos emocionando também. Este é o verdadeiro pagamento de todos os que fazem um trabalho social, é o que chamamos de pagamento emocional.
Byron Silva idealizou um projeto que utilizaria o bodyboarding como um instrumento de inclusão social. Seria uma forma de homenagear Ailtinho “Kostela”, que foi para o céu e “virou uma estrela” na tentativa de impedir que um jovem especial fosse assaltado. Byron apresentou o projeto à APAE/SE e, em 26 de junho de 2011, a Waves — Escola de Bodyboarding passou a executar O PROJETO “ESTRELAS DO MAR”.
Coordenado por Byron e Anne Silva, este lindo casal tem como lema de vida: ” NÃO PERMITIMOS QUE ALGUÉM SAIA DE NOSSA PRESENÇA SEM SE SENTIR MAIS FELIZ!!”
Todos os sábado às 8h30min, no bar Abrolhos, crianças com síndrome de Down, autismo, e hiperativas, se juntam a outras crianças e entram na onda do surf. Esse encontro faz parte do ‘Projeto Estrela do Mar’. Através da Waves Escola de Bodyboarding, cerca de 20 voluntários (psicólogos, fonoaudiólogos, professores de educação física e instrutores) com muita energia, unem suas habilidades ao cuidado com o outro, e promovem uma aula divertida.
Coordenador e fundador do projeto, o policial militar Byron Silva há muito guardava em si a vontade de transformar vidas de crianças através do esporte. Sonho que dividia com seu primo, Ailton Kostella, surfista profissional vítima de uma fatalidade. Depois desse fato Byron sentiu-se ainda mais impelido a iniciar o projeto, fazendo dele também um instrumento de homenagem à memória de Ailton.
Para esse sonho ganhar forma, Byron e a esposa, Anne reuniram esforços para conseguir materiais, procurando amigos que talvez tivessem pranchas que não usavam mais e pudessem ser doadas, atrás de contato com os pais das crianças excepcionais… E assim, no dia 26 de Junho de 2011, o projeto ganha vida! Inicialmente com 8 alunos. Número que foi crescendo: hoje o projeto recebe aproximadamente 40 crianças cheias de entusiasmo.
E como levar tantas crianças à praia ao mesmo tempo? Aqui entra a parceria da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), cedendo o transporte para levar as crianças e seus pais da APAE ao Abrolhos. Como também malhas, pranchas, e nadadeiras.
As crianças especiais não são separadas dos alunos da Escola Waves durante as aulas, promovendo a inclusão e interação de todos. Sem diferenças. O e-sergipe acompanhou um dia com o ‘Estrela do Mar’:
Especial é a palavra para melhor definir um dia com essa galera! O esporte é uma ferramenta de inclusão, interação, e desenvolvimento, e o projeto luta para combater o preconceito, direcionando para um novo olhar por meio da atividade esportiva.
Nesses seres humanos tão especiais há um potencial muito maior que muitos possam imaginar! Demonstrações de afeto sem tamanho partem deles. Gestos a lembrar que cada ser humano é diferente do outro, mas todos iguais na capacidade de amar. Somente questão de desenvolver. E é isso que acontece no ‘Estrela do Mar’: um ensinamento mútuo.
Saibam mais e como ajudar: https://www.facebook.com/estrelasdomar
Veja + desse lindo exemplo de cidadania realizado com crianças de Aracaju-SERGIPE: https://www.facebook.com/SurftrunkS.A