Jogo de Estrelas recolhe donativos e lembra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

(04/12/2008 – 10:15)

Fotos: Roberto Rodrigues e George Gianni

Pessoas em cadeira de rodas entram no estádio
Pessoas em cadeira de rodas entram no estádio

Cerca de 3 mil pessoas foram ao estádio Mané Garrincha na noite desta quarta-feira (3) assistir à partida de futebol amistosa em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O jogo também arrecadou donativos para as vítimas da tragédia em Santa Catarina. O time de estrelas formado por personalidades do esporte e da arte deu um show de solidariedade em campo. Mesmo sob forte chuva, os craques emplacaram 15 x 11. Para as duas equipes – azul e branca – todos saíram vitoriosos.

Em campo, Viola, Careca, Vampeta, Júnior Baiano, Iranildo, Paulo Vítor, Fagner, Rebeca Gusmão, Marcos Frota, Jeovane Nunes (Zeca Seca Pimenteira) e um time de assessores do GDF. O elenco batizado de Amigos da Acessibilidade também contou com presença dos jogadores tetracampeões da Seleção Brasileira de Futebol para Amputados, além dos brasilienses do Centro de Adaptação do Deficiente. Gisley de Almeida era um deles. Três vezes vice-campeão brasileiro, o jogador vibrou com a pelada. “Jogar com esse time é uma honra e esse jogo é por uma boa causa. Viemos aqui para mostra nossa capacidade”, disse o jogador, acostumado a correr de muletas pelo gramado.

O secretário de Justiça e Cidadania, Ricardo José Alves, entrou em campo certo de que a partida representaria um gol de placa na luta pela acessibilidade. “Fiquei impressionado quando um jogador de muletas me ultrapassou na corrida pela bola. Isso mostra que as pessoas com deficiência podem fazer tanto ou até mais no esporte e na vida”, declarou. Na avaliação de Alves, o evento mostrou aos portadores de necessidades especiais que é possívelavançar nas políticas de acessibilidade. 

Jogador com muletas dribla adversário sem muletas
Jogador com muletas dribla adversário sem muletas

A emoção tomou conta até mesmo de veteranos do esporte, como Viola, autor de dois gols pela equipe azul. “Essa partida é importante e chama a atenção das autoridades esportivas para a necessidade de adaptação de todos os estádios. É preciso que esses espaços sejam adaptados para que todos tenham o direito de ir e vir”, comentou o ex-jogador do Corinthians. O adversário de branco, o ex-atacante Careca, ficou impressionado com a performance dos jogadores deficientes. “É um exemplo de superação e um aprendizado para nós”, destacou.

Público

Público assiste à partida
Público assiste à partida

A oportunidade de ver os craques em campo tirou a dona-de-casa Edvânia Pereira de casa. Ela trocou a novela pelo jogo de futebol no Mané Garrincha por um bom motivo. “Eu tenho um primo deficiente e vejo toda a dificuldade enfrentada por ele no dia-a-dia. Por isso vim prestigiar esse momento. Além do mais, estamos solidários às vítimas de Santa Catarina e espero que todos os brasileiros se unam para que as marcas dessa tragédia se apaguem o quanto antes”, declarou.

A partida beneficente Amigos da Acessibilidade teve o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania, que participa da II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro termina nesta quinta-feira (4). A conferência reúne associações de todo o País na discussão e análise dos avanços na área de acessibilidade.

Sinval Neto – Agência de Comunicação

http://www.df.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *