Câmara lança Constituição Federal acessível para pessoas com deficiência

Lisiane Wandscheer
Repórter da Agência Brasil




Brasília – A Câmara Federal lançou hoje (3) a Constituição Brasileira em formato de Livro Digital Acessível (Lira). A proposta é permitir que pessoas com deficiência visual possam consultar a Constituição e assim ter conhecimento sobre seus direitos.

O presidente da Federação Nacional das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Eduardo Barbosa, disse que o grande problema encontrado pelas pessoas com deficiência é a falta de acesso ao trabalho.

“Os deficientes que tem recursos são os que têm acesso, mas a grande maioria vive outra realidade”, lamenta Barbosa.

Outras legislações também foram produzidas em áudio para serem acessadas pelas pessoas com deficiência: a Legislação Brasileira de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência, o Código de Defesa do Consumidor, a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o direito das pessoas físicas.

“Estes materiais são instrumentos para os portadores de deficiência. Necessitamos de uma luta permanente para que seus direitos sejam respeitados”, disse o diretor-geral da Câmara Federal Sérgio Sampaio de Almeida.

O músico Genes Guedes, 33 anos, que nasceu com glaucoma e aos 14 anos ficou totalmente cego, destacou a necessidade de facilitar o acesso ao conhecimento para pessoas com deficiência.  “O deficiente visual depende do áudio e da digitalização táctil. O acesso a estes materiais é importante por isso, é uma forma de facilitar o acesso a uma vida normal e a ter conhecimento sobre seus direitos e deveres”, destaca Guedes.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/12/03/materia.2008-12-03.6996809566/view

Nota Inclusive: Onde se lê, no segundo parágrafo, direito das pessoas físicas, leia-se direito das pessoas com deficiência. Além disso, o termo portador usado na matéria já caiu em desuso e foi revogado da legislação brasileira com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência com poder contitucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *