Diversidade e inclusão chegam ao teatro

Máscaras da tragédia e da comédia

O primeiro espetáculo infanto-juvenil no País a contar com todos os recursos de acessibilidade previstos por lei chega aos palcos nos meses de abril e maio, em cinco cidades. A peça “Um Amigo Diferente?” conta a história de Lucas em uma jornada na busca pela verdadeira amizade. No percurso dessa aventura, ele descobre que quanto mais diferentes são as pessoas, mais divertida é a vida – verdade que nem sempre os adultos revelam.

Todas as apresentações são gratuitas e contam com intérpretes de Libras e legenda eletrônica para surdos, desde a bilheteria até o final do espetáculo; audiodescrição; visita guiada ao cenário e programas em braile para cegos, além da reserva de assentos para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes.

A encenação tem roteiro assinado por Marcos Nauer, também diretor da peça. Com letras musicadas pela cantora Maria Gadú, “Um Amigo Diferente” é baseado no livro homônimo da escritora e jornalista Claudia Werneck, fundadora da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão.

O musical é encenado por atores do grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, projeto da Escola de Gente que desde 2003 trabalha com teatro inclusivo, atuando em peças de humor que abordam de forma leve e sutil o tema da inclusão.

Durante a turnê, em cada cidade, os atores e o diretor do grupo irão comandar uma oficina gratuita de teatro acessível, aberta ao público. Jogos, dinâmicas, propostas e vivências integram esses eventos, que já foram multiplicadas em mais de 400 vezes em países das Américas, Europa, Oceania e África. “Nas Oficinas de Teatro Acessível é possível ousar e testar os limites daquilo que se pensa, no dia a dia, ser inclusão. Buscamos expandir consciências e explorar estratégias e novos modos de atuação por uma construção coletiva de sociedades inclusivas”, comenta Claudia Werneck.

A turnê começou no início de abril em Belo Horizonte. Segue agora para Juiz de Fora (MG), depois o espetáculo vai à Brasília, Santos (SP), e finaliza as apresentações em São Paulo. Confira o roteiro completo:

BRASÍLIA

Apresentações: 10 de maio, às 15h

11 de maio,às 16h

Oficina de Teatro Acessível: 11 de maio, das 10h às 13h

Local:Teatro do Brasil 21 Cultural – Sala 2

SANTOS

Apresentações: 17 de maio, às 15h

18 de maio, às 16h

Oficina de Teatro Acessível: 18 de maio, das 10h às 13h

Local:Teatro Guarany

SÃO PAULO

Apresentações: 24 de maio, às 16h

25 de maio, às 11h

Oficina de Teatro Acessível: 24 de maio, das 10h às 13h

Local:Teatro Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *