PONTOS IMPORTANTES, ENFATIZADOS PELO RELATÓRIO DA UNESCO ( EDUCAÇÃO PARA TODOS) DE 2008
EDUCAÇÃO PARA TODOS ATÉ 2015?
CHEGAREMOS A ALCANÇÁ-LA?
UNESCO, 2007
Publicada inicialmente em 2007 pela UNESCO
7, Place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP FRANÇA
Traduzido do inglês e digitado em São Paulo por Maria Amélia Vampré Xavier,
da Rede de Informações Área deficiências da Secretaria Estadual e
Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, RebraF, SP, Sorri Brasil,
SP, Carpe Diem, SP, Fenapaes, Brasília (Diretoria Internacional) , Inclusion
InterAmericana e Inclusion international em 16 de maio, 2008
As famílias e as organizações de apoio a pessoas com deficiências e seus
pais estão lendo com atenção as observações feitas no Relatório de
Monitoração da UNESCO, em relação ao progresso da chamada educação para
todos em nosso país. Claro que as observações da UNESCO têm amplitude e
cobertura universal, daí sua grande importância. Que observaram eles?
Fatos importantes desde o ano 2000
* A matricula em escolas primárias aumentou de 647 milhões para 688 milhões
em todo o mundo entre 1999 e 2005, com aumento de 36% na África do sub-Saara
e 22% na Ásia do Sul e Ásia Ocidental. Como resultado o número de
crianças fora da escola foi reduzido, com o ritmo desta redução
especialmente marcante depois de 2002.
· O progresso rápido registrado para atingir matrícula universal
e paridade entre os gêneros no primeiro nível por exemplo em Burkina Faso,
Etiópia, Índia, Moçambique, a República Unida da Tanzânia, Iêmen e
Zambia.mostra que vontade política nacional combinada com apoio
internacional pode fazer uma diferença.
· O custo da escolaridade permanece um obstáculo importante para
a educação de milhões de crianças e jovens a despeito de terem sido abolidos
pagamentos de aulas particulares( primary school tuition fees) na escola
primária em quatorze países desde 2000.
· A meta de se conseguir paridades entre os gêneros ficou
faltando: somente cerca de um terço dos países relatou paridade tanto na
educação primária como na secundária em 2005, apenas três tendo alcançado a
paridade desde 1999,.
Um número crescente de avaliações internacionais, regionais e
nacionais reporta resultados de aprendizado baixos e desiguais, que
refletem até que ponto a má qualidade da educação está solapando a
realização da Educação para Todos.
· Governos nacionais e doadores favoreceram a escolaridade
primária formal na primeira infância, programas de alfabetização e de
habilidades para jovens e adultos, a despeito do impacto direto destes em
alcançar educação primária universal e paridade de gêneros..
· O analfabetismo está recebendo atenção política mínima e
permanece uma desgraça global mantendo um de cinco adultos ( um para quatro
mulheres) às margens da sociedade.
· A ajuda à educação básica em países de renda baixa mais do que
dobrou em países de renda baixa entre 2000 e 2004 porém decresceu
significativamente em 2005.
. Onde está o mundo em se tratando das seis metas Educação para Todos
Pesquisando- se 129 países, 5l alcançaram ou estão prestes a alcançar as
quatro metas mais quantificáveis da Educação para Todos; 53 estão em
posição intermediária, e 25 estão longe de atingir Educação para Todos como
um todo como o Índice de Desenvolvimento da Educação para Todos mostra.A
categoria mais baixa seria ainda mais numerosa se tivéssemos dados
disponíveis para diversos Estados frágeis, incluindo países em conflito ou
de pós-conflito, com níveis muito baixos de desenvolvimento de educação
Se lermos com atenção os índices dados acima, colhidos da própria UNESCO na
internet, vemos que a luta pela Educação para Todos continua a se travar em
muitas frentes o que significa que nós, que temos tanto interesse nesse
plano, não podemos esmorecer.