Mudar a escola, melhorar a educação: transformar um país

Exclusão - um círculo de prendedores de roupas iguais deixa de fora um diferente

Por Guga Dorea *

A educação que nós temos é a que queremos? Com essa indagação, algumas pessoas se reuniram na casa da educadora Ana Neves nascendo, daí, o núcleo São Paulo da rede Românticos Conspiradores (RCs). A ideia nasceu após o contato da também educadora, Cláudia Santa Rosa, do núcleo de Natal, Rio Grande do Norte, com o especialista em alfabetização José Pacheco, idealizador da escola da Ponte em Portugal. De lá para cá, muitas ações e debates emergiram da rede. Surgimento de núcleos em várias regiões do país, elaboração de um jornal próprio, três Encontros Nacionais, debates presenciais e virtuais, sobretudo a partir da criação do Ning Românticos Conspiradores, além da produção de várias cartas de princípios por diversos núcleos, tendo como destaque a carta produzida coletivamente em São Paulo, e muito mais.

Mais recentemente, em 2012, aderindo a uma sugestão do próprio José Pacheco, um grupo de Românticos Conspiradores se reuniu para iniciar a construção de um Manifesto pela Educação. Nesse ano, outros românticos, tendo a participação de alguns do grupo de 2012, encamparam a ideia emergindo daí o manifesto em um rico e instigante processo de criação coletiva. Além do Manifesto pela Educação, também foi elaborado o documento “Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País”. Foram algo em torno de 200 românticos que se debruçaram com encontros presenciais e virtuais na produção do manifesto, que será entregue para o Ministro da Educação, Aloysio Mercadante, durante cerimônia a ser realizada na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE)  em Brasília, no dia 19 de novembro. Várias outras cerimônias também estão sendo organizada em diversos municípios e Câmaras Municipais no mesmo dia e horário.

Vamos juntos nessa empreitada? Leiam o manifesto III Manifesto pela Educação Brasileira – Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País! de Elypaschoalick e ASSINEM. Vamos juntos chegar à pelo menos 7.000 assinaturas até o dia 15 de novembro. E quem puder auxiliar e mesmo organizar uma cerimônia de entrega na prefeitura e na Câmara Municipal de sua cidade também seja bem vindo à nosso movimento, que pretende não só transformar a educação e sim transformar o País. Vamos dar um basta para o modelo de ensino, ainda hegemônico e dominante no país, que ainda insiste em produzir e reproduzir a cultura do fracasso e da exclusão.

ASSINEM: https://secure.avaaz.org/en/petition/III_MANIFESTO_PELA_EDUCACAO_Mudar_a_Escola_Melhorar_a_Educacao_Transformar_um_Pais/

* Guga Dorea é sociólogo e jornalista. Atualmente é educador e articulista na área da Inclusão Social, além de participar da rede Românticos Conspiradores e ser colaborador do projeto Xojobil, que significa arco-íris em dialeto indígena mexicano.

4 Comments

  1. Ninguém melhor que o Guga Dorea para fazer essa síntese de tantos passos já realizados pela Rede Românticos Conspiradores(RCs) que hoje conta com integrantes em quase todo território Nacional, inspirados pelo sonho da Educação Pública de qualidade e para todos. É preciso ressaltar que a participação na realização deste Manifesto pela Educação vem sendo discutida e divulgada há 5 anos de forma totalmente democrática e abrangente. Não se trata do resultado de pesquisa de gabinete e de reflexões a portas fechadas. Todas as ideias contidas no documento: “Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um país!” vem sendo implantadas em várias Escolas cujos Paradigmas Inovadores tem contribuído comprovadamente para construção da vivência da cidadania responsável e para o aprofundamento de saberes significativos na formação do ser humano preparado hoje para viver o futuro, qualquer seja o futuro que se apresente. Algumas destas iniciativas inovadoras serão apresentadas durante o CONANE.
    Portanto, aderir ao Manifesto pela Educação é apenas o primeiro passo para transformá-la. É manifestar sua concordância com a mudança de paradigmas que urge no Ensino atual. A escolha deste modo de manifestar-se é inerente aos Princípios da Rede RC e a melhor maneira de dar visibilidade a essas ações isoladas que podem ampliar-se através da sua adesão individual ou institucional. Você também é um Romântico Conspirador? Então vem. Entre na Rede, assine o Manifesto, inscreva-se no CONANE, traga sua experiência e ideias inovadoras. Manifeste-se!

  2. O Manifesto chamou a atenção do senhor ministro da Educação, Prof. Aloízio Mercadante, que nos atendeu, dia 18/10, em seu gabinete no MEC, ocasião em que conversamos por 1h15 passando-lhe nossos indicativos de qualidade e nos disponibilizando para construir uma nova educação para os brasileiros. Escreva-nos para o endereço manifestopelaeducacao@gmail que teremos o maior prazer em lhe enviar uma cópia do documento para sua apreciação. Vamos que Vamos Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País!

  3. Excelente iniciativa! “Mudar a escola, melhorar a educação: Transformar um país” é uma frase que já diz tudo. Somente a educação será a base para uma sociedade civilizada. Para isso, os ambientes onde a criança cresce devem ser impecáveis, principalmente a escola, onde o estudante terá uma visão mais aberta para o mundo.
    Parece que a educação e as escolas são esquecidas aqui no Brasil. Nós, educadores, esperamos que essa situações mude, vamos mudar nossa educação, vamos mudar nossas escolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *