Primeira-dama do Piauí recebe o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos

A Secretária Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, recebeu na tarde desta segunda-feira, 15, o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos 2008, na categoria Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o primeiro da história concedido a um órgão, instituição ou personalidade do Estado do Piauí.

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva e o governador Wellington Dias estiveram presentes na solenidade que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, durante a abertura da 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.

Antes do início da solenidade, o presidente Lula, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) parabenizaram o governador Wellington Dias e a primeira-dama Rejane Dias pela conquista do Prêmio.

“O Piauí foi merecedor desse prêmio pelo trabalho que vem desenvolvendo a favor da inclusão das pessoas com deficiência”, disse Lula ao governador Wellington Dias, referindo-se especialmente ao Complexo Estadual de Reabilitação em Saúde e Educação Daniely Dias, composto pelo CEIR (Centro Integrado de Reabilitação), que atende pessoas com deficiência física, e pelo CIES (Centro Integrado de Educação Especial), que trabalho a inclusão escolar de crianças com deficiência mental.

“Tanto o presidente Lula, quanto os ministros José Gomes Temporão e Paulo Vanucci já estiveram no Piauí e visitaram o Complexo de Reabilitação. Eles ficaram encantados pela multiplicidade de atenção às pessoas com deficiência”, explica o governador Wellington Dias.

Segundo a secretária Rejane Dias, o prêmio significa o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado através da Seid. “O Estado do Piauí pela primeira vez ganha um prêmio de Direitos Humanos. Este é o reconhecimento do nosso trabalho na garantia dos direitos da pessoa com deficiência. O que nós estamos fazendo na verdade é reescrevendo uma história, como foi dito pelo ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, na defesa dos direitos da pessoa com deficiência na perspectiva maior dos direitos humanos. Só tenho é que agradecer a Deus, minha equipe, ao povo do Piauí, as entidades e movimentos sociais que também estão conosco e de forma muito especial a minha filha Danielly (que tem deficiência mental)”, ressalta Rejane Dias.

O governador Wellington Dias parabenizou a SEID pela conquista. “Esse prêmio também é de todos os que fazem o Governo do Estado e mais ainda, pertence a todos os piauienses. De fato, nós estamos desenvolvendo um trabalho integrado com todos os setores do Governo para o desenvolvimento do Estado, e com um dedicação especial para a inclusão da pessoa com deficiência. E temos o envolvimento de toda a sociedade. De forma que receber um prêmio dessa importância no ano em que o Brasil comemora os 60 anos da conquista dos direitos humanos aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e é por isso que vamos continuar trabalhando para avançarmos ainda mais”, destacou.

O Prêmio Direitos Humanos, que está na 14º Edição, é uma honraria concedida pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos a pessoas e organizações cujos trabalhos em prol dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. Ele foi criado por decreto presidencial de 8 de setembro de 1995 e, desde então, todos os anos, diversas pessoas e instituições que atuam na causa dos direitos humanos tiveram seus esforços reconhecidos e homenageados. Na edição de 2008 o Prêmio apresenta um enfoque especial por ser realizado no contexto das comemorações dos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Da redação
redacao@cidadeverde.com

Fonte: http://www.cidadeverde.com/politica_txt.php?id=29453

One Comment

  1. Parabéns, fiquei conhecendo esse trabalho fantático, desenvolvido pela Primeira Dama do Estado do Piaui, através de informação da Srta. Maria Concebida, gente da terra e prima do Sr. Governador, pois, trabalhamos juntos, e, gostaria de conhecer mais um pouco sobre esse trabalho de excelencia visando uma futura instalação na cidade de Manaus.
    Que DEUS, lhe abençõe e lhe conceda muito sucesso, a senhora, seu esposo e família.

    grato,

    José Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *