Uma História de Superação

Eduardo Torto Meneghelli; faz paletras motivacionais. Catarinense, tem 44 anos e reside em Camboriú. É cadeirante-tetraplégico, pois nasceu sem movimentos nos membros superiores e inferiores (braços e pernas), e nunca precisou pedir esmolas para sua sobrevivência. Trabalhou desde cedo, catando material reciclável, vendendo verduras junto com seu irmão, porque sua deficiência não o permitia se locomover sozinho. A mãe, ainda viva, soube muito bem como prepará-lo para a sociedade, sem nunca ter tido vergonha nem pena do filho. Eduardo nunca ganhou nada a mais ou a menos por ser diferente, pelo contrário se precisasse castigo, ela o castigava. Assim, foi aprendendo a superar as dificuldades, sempre trabalhando; de vendedor de jornal a funcionário público municipal, onde trabalha há mais de 20 anos. É casado, pai de dois filhos, escritor, compositor-letrista, e cursa atualmente o 5º; período do Curso de Pedagogia da UNIVALI.

Suas palestras tem como foco a história de sua vida, apresentada com vários objetivos: motivação, elevação da auto-estima, que é construída de forma dinâmica, numa relação direta com as relações interpessoais estabelecidas ao longo da vida. Corresponde a uma avaliação que uma pessoa faz do seu valor e depende da distância entre aquilo que gostaria de ser, ou pensa que deveria ser, e aquilo que acha que é.

Na sua opinião, o preconceito está geralmente relacionado à ignorância e se encontra acompanhado da teimosia. Muitos dos conceitos que assumimos como nossos, nos foram legados através de estereótipos transmitidos de geração em geração, muitas vezes sem justificativa plausível que os ampare como legítimas ou verdadeiras. Existem outras possibilidades de ver, de sentir, de viver a vida com harmonia e felicidade.

Eduardo apresenta caminhos para lidar, enfrentar as diferenças sociais e vencer os problemas de nosso cotidiano (inclusão, motivação entre outros); envolvendo, enfocando temas de alto impacto emocional e motivacional, contextualizando pressupostos históricos de uma trajetória de vida recheada de aventuras e vitórias, visando introspecção, auto-análise, sensibilização, comprometimento e ação imediata e permanente.

Essa palestra tem mexido com a autoconfiança de funcionários de diversas empresas, permitindo construir uma auto-estima positiva e integradora, uma auto-imagem melhor, que se traduz em mais capacidade para correr riscos, ousar e romper limites. Para isso acontecer, Eduardo mostra que o ser humano pode aprender a gostar de si mesmo e praticar constantemente a auto-aceitação. Dar valor a si mesmo e sentir-se digno de atenção e respeito. É o primeiro passo para materializar o sentimento de importância da vida. Ter consciência do próprio valor e ajuda a se fortalecer.

A fórmula aplicada na palestra é a seguinte:

– Uma história de vida contextualizada em fatos reais, narrada pelo próprio vivente;

– Dinâmicas brincadeiras, piadas, são alguns recursos usados nas palestras;

– Transmite muita força de vontade, determinação, persistência, muito entusiasmo e bom-humor;
– Interação com a platéia;

– Utilização do “elemento surpresa”;

– Apresentação de centenas de Slides relatando em imagens (fotografias) a trajetória de vida de Eduardo desde seus primeiros anos, até atualidade.

Público alvo:

» Empresas / Industrias / Funcionário Públicos (Prefeituras) / Outros…

» Universidades / Faculdades / Escolas Particulares e Públicas / Professores – crianças (para idade mínima de 9 anos), jovens e adultos / Pais etc…

Alguns temas abordados

» Motivação como Sustentação Profissional, Humana Pessoal, vendas e etc.

» Inclusão Social, Educação Inclusiva, Como lidar com as diferenças…

» Educação familiar (valores).

» Como vencer na vida sem sofrer!

» Valores!

» Drogas na adolescência…

Palestrante Especialista em Motivação Humana

Todas as informações no site: www.eduardotorto.com
Fone: (47) 3361-0161
E-mail: contato@eduardotorto.com


Free Hit Counter

One Comment

  1. Uma história de superação e um exemplo de vida. Assim foi a palestra que abriu o I Seminário Estadual de Acessibilidade na manhã de hoje (4), no auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa. Numa palestra motivacional, Eduardo Torto Meneghelli, técnico em Habilitação Básica de Construção Civil, tetraplégico de nascença, emocionou o público. A superação, que foi o tema da palestra, acompanha Eduardo desde criança, quando começou a enfrentar as dificuldades impostas a uma pessoa com limitações físicas, transformadas em determinação, garra, persistência e principalmente vontade de viver. Foi catador de recicláveis, vendedor de jornais, palhaço em festas infantis e vendedor de bilhetes de loterias. Tudo para poder sobreviver, mas sem deixar de lado seus sonhos e ideais. “Nunca tive pena de mim mesmo. Em toda minha vida sempre fui uma pessoa alegre e feliz, que me diverti muito, sem reclamar da minha deficiência física”, declarou.
    Numa conversa informal e comovente, e com muito bom humor, o palestrante contou a história de sua vida na tentativa de ajudar as pessoas a valorizarem suas próprias vidas, aceitando suas deficiências, mas lutando para serem felizes. Fotografias apresentadas ao público mostraram que a felicidade sempre foi sua companheira por opção, onde a família (em especial a mãe , que sempre lutou pelos direitos do filho), os amigos e os colegas de trabalho tiveram papel fundamental. A esposa, Sandra Mara, com quem é casado há 16 anos e por quem tem admiração especial por sua dedicação, e os dois filhos, Eduardo Neto e Luis Fernando, são seus companheiros fiéis e o acompanham nas palestras motivacionais e na sua dedicação a trabalhos comunitários, de inclusão social e solidariedade. Ex-vereador em Balneário Camboriú, onde foi o mais votado para a gestão 1993/1996, Eduardo foi fundador e presidente da Academia de Letras de Balneário Camboriú, onde reside. Atualmente cursa Pedagogia e seu objetivo após a conclusão do curso é trabalhar com crianças. “Precisamos mostrar que somos capazes, que podemos correr atrás dos nossos objetivos. Espero que os governantes das esferas federal, estadual e municipal não façam leis que permitam apenas o nosso deslocamento, mas que nos dêem condições de sermos cidadãos por completo”, afirmou.

    Fonte: Redação Floripa News (www.floripanews.com.br)
    Foto: Alesc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *