Inep cria comissão para discutir participação de alunos com deficiência em avaliações educacionais

Grupo será formado por servidores do órgão e assessores externos convocados

INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou uma comissão para discutir a participação de alunos com deficiência nas avaliações educacionais em larga escala, aplicadas pelo órgão.

A portaria nº 438, que regulamenta a “Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica”, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 10 de setembro, quarta-feira.

O trabalho do grupo será apoiar o Inep nas avaliações dos alunos com deficiência, além de debater ações para a melhoria do atendimento especializado desses candidatos no que se refere aos exames e avaliações.

O objetivo do Inep é contribuir para a consolidação de uma cultura dos direitos humanos, além de reunir conhecimento sobre temas relacionados à Educação Especial e Inclusiva. A decisão permite melhor assessoramento técnico e pedagógico no aprimoramento de processos e medidas para garantir autonomia, equidade e segurança nas avaliações aos participantes com deficiência.

A sistematização do conhecimento existente sobre Educação Inclusiva e Especial também está entre os objetivos da comissão.

Membros

A portaria afirma que farão parte da comissão um servidor de cada coordenação geral da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep e mais 17 especialistas externos, pesquisadores de temas relativos à Educação Especial e Inclusiva. São eles: Adriano Henrique Nuernberg (professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC); Ana Paula Berberian Vieira da Silva (fonoaudióloga da Universidade Tuiuti do Paraná); Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter (especialista em Educação Inclusiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Célia Regina Rossi (professora da área de Psicologia da Universidade Estadual Paulista); Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (especialista em Educação Especial da Universidade Federal de Sâo Carlos); Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini (professora especialista em Educação Especial da Universidade Presbiteriana Mackenzie); Eliana Maria Ormelezi (psicóloga e professora de Educação Inclusiva/ Especial); Erenice Natalia Soares de Carvalho (pesquisadora de Educação Inclusiva/Especial e professora da Universidade Católica de Brasília); Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo (professor do departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Margot Latt Marinho (doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília); Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto (professora do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas); Patrícia Muccini-Schappo (pedagoga com habilitação em Educação Especial da UFSC); Rosângela Gavioli Prieto (professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo); Sandra Patrícia Faria do Nascimento (coordenadora de Educação Inclusiva na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal); Shirley Rodrigues Maia (presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial); Soraya Ferreira Alves (professora adjunta da Universidade de Brasília) e Sueli de Fátima Fernandes (professora da Universidade Federal do Paraná e coordenadora de Projetos Educacionais da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos).

O grupo também dará suporte ao Inep em outros assuntos além da avaliação, como o desenvolvimento de recursos para acessibilidade e também de tecnologias que deem assistência a esses alunos.

Fonte: Todos pela Educação

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