Exposição “Sentir prá Ver” traz 14 obras da Pinacoteca reproduzidas em relevo, maquetes táteis, extratos sonoros, jogos associativos e audiodescrição; participantes serão vendados e serão estimulados a usar outros sentidos
Entre os dias 8 de abril e 26 de junho, o Memorial da Inclusão recebe a exposição “Sentir prá Ver: gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo” com 14 reproduções fotográficas. Voltada para pessoas com e sem deficiência, a exposição acontecerá em um ambiente 100% acessível, com piso tátil, e as obras contarão com recursos de acessibilidade para estimular e ampliar o conhecimento e a apreciação da arte por meio de todos os sentidos. Entre os recursos, estão em reproduções em relevo e maquetes táteis, extratos sonoros (músicas da época em que cada obra foi produzida e que poderão ser conferidos com fone), jogos associativos (poemas e caça-detalhes), além de legenda com caracteres ampliados e em braile e audiodescrição.
A seleção abrange obras brasileiras do final do século XIX a meados do século XX e ilustra os principais temas das artes plásticas: natureza morta, retrato, cenas, marinha, paisagem rural, urbana, e abstração. Os artistas presentes na exposição são: Pedro Alexandrino, Carlos Scliar, Almeida Junior, Gino Bruno, Berthe Worms, Di Cavalcanti, Navarro da Costa, Francisco Rebolo, Dario Barbosa, Arnaldo Ferrari, Maurício Nogueira Lima e Leopoldo Raimo. Cada tema será representado por duas obras que apresentam soluções e tratamentos diferenciados para um mesmo tema, permitindo aos visitantes a possibilidade de leituras comparativas que enriqueçam o seu repertório artístico e cultural.
O Memorial da Inclusão aborda cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos. O espaço também pode ser visitado através do site www.memorialdainclusao.sp.gov.br. Por meio de uma plataforma 3D, os visitantes se sentem dentro do Memorial e podem acessar textos e áudios em três versões, português, inglês e espanhol.
Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.
Serviço:
Memorial da Inclusão recebe exposição “Sentir prá Ver”
Data: 8 de abril a 26 de junho
Horário: segunda a sexta, das 10h às 17h
Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP.
CONTATO: Tel.: (11) 5212.3700
http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/br/home/contato.shtml
Boa noite, trabalho em uma Ong para deficientes visuais na cidade de Caçapava, contando atualmente com 13 assistidos, de ambos os sexos varias idades, fiquei bastante interessada nesta exposição Sentir para ver, gostaria de saber para eu estar levando os assistidos tenho que estar agendando uma data especifica, caso seja afirmativo gostaria de saber qual o tempo de antecedencia tenho que fazer este agendamento, e se a entrada é franca, fico no aguardo de uma resposata, agradecendo desde já.
Elen Mara dos Santos
Elen,
Entre em contato com o Memorial da Inclusão:
Tel.: (11) 5212.3700
http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/br/home/contato.shtml
Att,
Equipe Inclusive