Minuto da inclusão – Programas 570, 571 e 572

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Na imagem, logotipo do Minuto da Inclusão: um relógio simulando uma pessoa de braços abertos contornada por um círculo incompleto.

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Programa 570 – Todos pela inclusão social

Olá Brasil!
Como qualquer outro ser humano, as pessoas com deficiência têm o mesmo direito de participar de forma plena da sociedade. Porém, o processo de inclusão social desse segmento da população não é simples e requer o envolvimento de todos. Escolas e empresas, por exemplo, devem oferecer as condições necessárias para que crianças e adultos com deficiência desenvolvam suas potencialidades. O Poder Público, por sua vez, deve garantir, entre outras coisas, acessibilidade no espaço urbano e nos meios de transporte. E, além disso, nós, pessoas com deficiência, devemos buscar os meios efetivos para divulgar nossos direitos e objetivos e, com isso, combater o preconceito. Estamos em um momento importante da nossa luta e como cidadãos temos o dever de contribuir para a construção de um mundo melhor para todos.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Programa 571 – Palavras e expressões que reproduzem o preconceito

Olá Brasil!
Existem diversas palavras e expressões incorretas referentes às pessoas com deficiência que, na verdade, traduzem preconceitos presentes na sociedade. Inválido, paralítico, excepcional ou portador de necessidades especiais são alguns exemplos usados ao longo da história e ainda hoje muito difundidos. Esses termos indicam idéias erradas, pois estão relacionados com as noções de incapacidade, ineficiência e dependência. A expressão correta é “pessoa com deficiência”. Ou seja, primeiro vem a pessoa e depois sua deficiência, que representa uma condição também influenciada pelo meio econômico e social no qual a pessoa está inserida. Assim, quanto mais acessível for ambiente social, menor é a limitação da pessoa. Portanto, uma das formas de conscientizar nossa sociedade é utilizar e divulgar o termo correto e o seu significado.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Programa 572 – Adolescentes com deficiência

Olá Brasil!
O assunto hoje é comportamento. A adolescência é uma fase da vida de transição com muitas transformações físicas e psicológicas. E quando o jovem tem alguma deficiência não é diferente. Nesses casos, é comum surgirem mais dúvidas e questões, tanto por parte da família quanto dos próprios adolescentes. Como qualquer outra pessoa, os jovens com deficiência também sentem desejos e angústias e possuem sonhos e objetivos. Assim, o diálogo é fundamental para que o adolescente viva essa fase de forma saudável e se torne um adulto independente e com auto-estima. Se for necessário é muito importante conversar com pessoas mais experientes e buscar informações.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

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