Promover momentos de sensibilização e diálogo para influenciar na construção de valores e atitudes favoráveis pautadas na convivência com a diversidade e no respeito às diferenças. Essa é a proposta da Semana Senac da Inclusão e Diversidade 2018.
Iniciativa do Senac São Paulo, o evento conta com uma extensa programação em mais de 30 unidades da instituição na capital e no interior.
Ações na comunidade, exposições, intervenções artísticas, oficinas, palestras e roda de leitura estão entre as atrações do evento que, nesta edição, tem dois temas centrais: a deficiência intelectual e os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Deficiência intelectual
De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs). Segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2015, divulgada pelo Ministério do Trabalho, 403,2 mil pessoas com deficiência atuam formalmente no mercado de trabalho. Ou seja, menos de 1% delas encontram oportunidades de trabalho formal e desse número, uma quantidade ainda menor é de pessoas com deficiência intelectual.
Sobre o assunto, o evento abordará as potências, desafios e equiparação de oportunidades no mundo do trabalho para pessoas com deficiência intelectual.
A Lei 13.146, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, trouxe importante respaldo para a luta por igualdade e equiparação de oportunidades para as pessoas com deficiência.
Entretanto, a criação de uma lei por si só, não garante que na prática ela aconteça em sua completude. É necessário que existam espaços de diálogo para que a sociedade se conscientize e garanta a aplicação do que nela está previsto.
Nesse sentido, torna-se extremamente importante, a proposição de reflexões sobre as questões da deficiência intelectual, de forma a possibilitar o fortalecimento do diálogo e a ampliação das experiências de interações orientadas pela lógica da diversidade humana.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Adotada pela Assembleia Geral da ONU em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa, em 2018, 70 anos de existência.
A discussão do tema no evento busca ampliar as reflexões sobre os artigos que compõem a Declaração, especialmente nos momentos atuais, em que são notórias as violações de direitos no mundo todo.
Dentre as muitas possibilidades de abordagem desse tema, será também trabalhada a aplicação do jogo Diário de Amanhã.
Informações sobre o evento
Datas e horários
22/10/2018–24/10/2018
Detalhes da programação
Local
SENAC Piracicaba
Rua Santa Cruz , 1148
CEP 13419-030
Piracicaba, SP
Promover estes eventos é necessário, o mundo está mudando rápido e não devemos nunca esquecer ninguém para trás.
Que bom seria se em novelas e filmes ou mídias sociais divulgassem isto.
Parabéns pelos posts
Abraço
Promover estes eventos é necessário, o mundo está mudando rápido e não devemos nunca esquecer ninguém para trás.
Que bom seria se em novelas e filmes ou mídias sociais divulgassem isto.
Parabéns pelos posts.
Abraço