Jornalista recebe Pulitzer por série sobre DNA

Amy Harmon, repórter do jornal americano New York Times recebeu o Prêmio Pulitzer – um dos mais respeitados do jornalismo – por uma série de 10 artigos sobre a “Era do DNA” na modalidade reportagem informativa. Dois deles foram sobre síndrome de Down e a questão ética acerca da interrupção da gravidez de fetos com SD.

Os artigos, de 2007, apareceram na capa do periódico e causaram muita controvérsia. Nos Estados Unidos, cerca de 90% dos fetos com síndrome de Down são abortados. O número corre o risco de aumentar desde que a Sociedade Americana dos Obstetras recomendou testes para verificar a presença de bebês com SD em mulheres com menos de 35 anos.

Os dois artigos da série (em inglês) são: “Diagnóstico pré-natal coloca a síndrome de Down na berlinda”(http://www.nytimes. com/2007/ 05/09/us/ 09down.html?ex=1336363200& en=ccf8eef18ff47 8e4&ei=5088) e sua continuação “Exame genético + Aborto = ???” (http://www.nytimes. com/2007/ 05/13/weekinrevi ew/13harm. html).

A reportagem trouxe atenção nacional a assuntos complexos como exame pré-natal, aborto, síndrome de down, pais defensores e o dilema ético de muitos que defendem ao mesmo tempo o direito ao aborto e os direitos das pessoas com deficiência.

A série apresentou ainda os artigos: “Encarando a vida com um gene letal” (http://www.nytimes. com/2007/ 03/18/health/ 18huntington. html) falando da experiência de Katherine Moser, uma terapeuta ocupacional com doença de Huntington, ainda sem sintomas.

Outro artigo, “Sem câncer aos 33, mas considerando uma mastectomia”(http://www.nytimes. com/2007/ 09/16/health/ 16gene.html) acompanhou a luta de Deborah Linner, uma mulher que, depois de receber resultado positivo do teste genético para câncer de mama e ovário, decidiu fazer uma dupla mastectomia para evitar câncer de mama.

Para mais informações (em inglês) sobre o Prêmio Pulitzer deste ano, consulte o site abaixo:

http://www.pulitzer.org/year/2008/explanatory-reporting/

Todos os artigos sobre o DNA de Amy Harmon podem ser vistos no site do NYT:
(www.nytimes.com/dna)

Free Hit Counter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *