INCLUSÃO ACOLHE – A luta contra a ditadura dos corpos.

foto mulher com criança no ombro, sorrindo. texto no corpo da mensagem.

COLUNA INCLUSÃO DO ACOLHE
A luta contra a ditadura dos corpos
Por Laís Silveira Costa
Co-fundadora do AcolheDown, sanitarista e mãe de duas crianças.

Ontem celebramos o dia Internacional da síndrome de Down. Com o sistema de saúde brasileiro colapsando, a ausência de medicamentos, de vacinas e de governos orientados pela defesa da vida, nossa celebração foi bem diferente das aglomerações coloridas que costumamos fazer num ato de rebeldia e humor, para reafirmar nossa existência e pertencimento.

Nessa data de luta, o sentimento foi de luto pelas milhares de vidas ceifadas. Mas nosso pesar não se restringe a isso; os anos recentes legam pontos de inflexão sobre a persistente invisibilização e segregação e o descaso ante ao particular genocídio das pessoas com deficiência.

Desde o começo da pandemia defendeu-se o retorno das aulas presencias sem alunes com deficiência, publicou-se decreto contrário à educação inclusiva, atacou-se a cota de emprego, extinguiu-se/ limitou-se a isenção para a compra de veículos pelas PCD, e precarizou-se ainda mais a educação inclusiva.

Mesmo entre as principais forças de oposição, houve descaso àquelas vidas de corpos considerados fora do padrão. Em que pese que adultes com síndrome de Down tenham risco de evoluir para quadros mais graves da Covid-19 compatível com a população geral de 70 anos de idade, somente o Reino Unido, Holanda, Alemanha, França, Portugal, Italia e alguns estados norte-americanos priorizaram essa população(@anaclaudia14)

Os países que ignoram o risco aumentado de populações específicas materializam o genocídio das mesmas, ressaltando a pertinência de seguirmos na defesa intransigente de nossas vidas e direitos!

Nesse dia de luta, meu único alento foi a atitude de Vinicius Streda (@vini.autor), uma pessoa com deficiência intelectual que, ineditamente, tomou para si o protagonismo da celebração da data, hasteou a bandeira do “nada sobre nós sem nós”, e subiu no “palanque” para dizer que a voz e o dia são dele.
Ouçamos então!

#descricaodaimagem
Em um fundo vermelho e branco, a mensagem: coluna inclusão AcolheDown. Com Laís Silveira Costa. A luta contra a ditadura dos corpos. Com foto da autora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *