Luz roxa ilumina o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Brasília/DF, no Rio, São Luis/MA e Rio Branco/AC

Amanhã, 3/12, é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, estabelecido pela ONU para valorizar as pessoas com deficiência e marcar a importância da promoção de sua inclusão em todas as esferas da sociedade.

Nas últimas Paralimpíadas, as principais organizações internacionais de pessoas com deficiência se reuniram e lançaram a campanha #WeThe15

logo wethe15

A campanha, que faz menção aos 15% das pessoas com deficiência que vivem no mundo (1,2 bilhão de pessoas), terá duração de 10 anos.

#WeThe15 foi lançada na abertura das Paralimpíadas de Tóquio. Na ocasião, dezenas de prédios e monumentos ao redor do mundo foram iluminados com a cor roxa.

https://www.instagram.com/p/CS6UgzcADwD/

coliseu iluminado na cor roxa

Infelizmente o Brasil não aderiu.

Nesse 3/12, o Brasil não vai ficar de fora das comemorações!

A pedido da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência, que está em contato com a campanha internacional #WeThe15, pelo menos 3 cidades aderiram à iluminação com luz roxa.

No Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Rioluz, vai iluminar em roxo a partir das 18h de hoje:

  • Prefeitura do Rio
  • Arcos da Lapa
  • Parque de Madureira
  • CMRPD de Mato Alto, em Jacarepaguá
  • Ciad na Avenida Presidente Vargas.

Em São Luis, no Maranhão, a prefeitura lançou a campanha “Uma Vida Sem Violência, Isso Também é Direitos Humanos”, com várias iniciativas. Uma delas é, no dia 3 de Dezembro, às 16 horas, um Ato show com iluminação do prédio Reffsa, na Avenida Beira Mar.

Em Rio Branco, no Acre, o Tribunal de Justiça também aderiu à campanha. A sede ficará iluminada com a cor roxa.

Em Brasília, o Congresso Nacional receberá a luz roxa de 3 a 15/12, em alusão à campanha Proteção das Mulheres com Deficiência contra a violência.

Em 7/12, as procuradorias da Mulher na Câmara e no Senado realizarão audiência pública “Todas Juntas enfrentando a Violência contra Mulheres com Deficiência”, com a presença de várias representantes da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência.

I Jornada FNMD

print de tela de zoom mulheres com camiseta roxa.

A Frente Nacional das Mulheres com Deficiência segue com programação da I Jornada pelo Fim da Violência contra as Mulheres com Deficiência, de mais de 20 eventos. Confira aqui a lista:

https://docs.google.com/document/d/1ffmrEDSfZx1XctFPkpYe9eeLMyqutmdaK4aUXSlk5Wk/edit

As lives podem ser assistidas e estão ficando gravadas no Facebook da Frente:

https://web.facebook.com/frentemulherescomdeficiencia

Também foi lançada a campanha Põe no BO ou Bota no BO! Para inclusão da informação sobre deficiência nos boletins de ocorrência.

Descrição da imagem: cartão com fundo amarelo, letras pretas. Texto: Mulher com deficiência, sofreu violência? Põe no B.O.! imagem de carimbo e logo da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência.

We the 15

#WeThe15 deseja ser o maior movimento de direitos humanos de todos os tempos, para representar e transformar as vidas de 1,2 bilhão de pessoas com deficiência no mundo.

Na próxima década, o movimento pretende acabar com a discriminação contra pessoas com deficiência e atuar como um movimento global em campanha pública pela visibilidade, acessibilidade e inclusão da deficiência.

As Organizações fundadoras da iniciativa são:
Comitê Paralímpico Internacional, International Disability Alliance (IDA), Unesco, Alto Comissariado dos Direitos Humanos da ONU, Comissão Europeia, Special Olympics, entre outras.

www.wethe15.org 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *