O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania lançou um edital para organizações da sociedade civil de pessoas com deficiência interessadas em integrar a delegação brasileira à 17ª Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP/CDPD), de 11 a 13 de junho de 2024, na ONU em Nova York.
A COSP/CDPD é um encontro anual promovido pela Organização das Nações Unidas, no qual os países signatários se reúnem para avaliar e impulsionar a implementação efetiva da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A participação ativa de organizações da sociedade civil
(OSC) na Conferência é fundamental para enriquecer os debates e contribuir com perspectivas valiosas para garantir que as políticas e estratégias adotadas sejam verdadeiramente inclusivas e sensíveis às necessidades das pessoas com deficiência. Ao integrar a sociedade civil brasileira às de outras nações, a
COSP/CDPD oferece uma oportunidade de aumentar as capacidades sistêmicas de natureza operacional, manalítica e política dos agentes de políticas públicas brasileiros.
A escolha, por edital, de representantes da sociedade civil é uma forma inovadora de promover a legitimidade e a representatividade do processo de formação da delegação brasileira, garantindo a seleção impessoal das organizações em procedimento transparente no qual toda a sociedade civil terá acesso igual às informações e à oportunidade de participar da COSP/CDPD. Uma vez instituída, a seleção por edital consolidará um precedente de aprofundamento democrático impessoalidade, transparência e institucionalização da cooperação entre a União e a sociedade.
Serão selecionadas 5 organizações da sociedade civil, de acordo com a ordem de classificação, sendo que as organizações selecionadas poderão credenciar até 2 pessoas representantes e 2 pessoas acompanhantes.
Caberá às organizações selecionadas e às pessoas representantes e acompanhantes por elas designadas custearem as próprias passagens, hospedagem, transporte, alimentação, seguro, providenciarem documentos (passaporte, documento de identidade atualizado, visto, carteira de vacinação ou quaisquer outros documentos) necessários para a realização da viagem.
As inscrições estão abertas até 29 de abril.
Saiba mais informações no edital:
.