Santos e Fluminense vestem a camisa da Campanha Nacional de Acessilibidade

O Santos e o Fluminense aderiram à Campanha Nacional de Acessibilidade na quinta-feira, 11 de setembro. No domingo (14), crianças, adolescentes e jovens com deficiência entraram em campo com os jogadores das duas equipes, em uma tarde inesquecível. Vestindo a camisa da campanha, os atletas estenderam uma faixa com o slogan da campanha: “Acessibilidade: Siga essa Idéia”. O jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro e realizado no Estádio da Vila Belmiro.


Alegria estampada no rosto da criança ao lado do atacante Cuevas

A Campanha Nacional de Acessibilidade tem como organizador o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade) da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). A assinatura do termo fez parte da programação do “Encontro dos Países Lusófonos para Divulgação e Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, que foi realizado em Santos, Litoral de São Paulo, pela Secretaria de Estado dos Negócios dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Prefeitura Municipal da cidade.


O zagueiro Fabiano Eller entrando em campo ao lado dos seus torcedores

Mesmo antes de aderir a esta campanha, o Santos FC sempre mostrou seu compromisso em promover a facilitação dos acessos em seus espaços aos portadores de necessidades especiais. Todos os acessos ao Estádio possuem guias rebaixadas. Além disso, há mais de 10 anos, os portadores de necessidades especiais podem assistir gratuitamente às partidas do Santos FC, bastando apenas fazer um cadastro antecipado na Secretaria Social do clube.

Em fevereiro deste ano, o clube inaugurou um camarote especial para os portadores de necessidades especiais, que fica ao nível do gramado e dispõe de todo o conforto e atende todas as necessidades deste seleto público. O espaço possui 36 metros quadrados, com 25 assentos e área disponível para 12 cadeirantes. Conta também com sanitário adaptado, para uso exclusivo dos espectadores especiais. O Memorial das Conquistas é outro espaço preparado para receber os portadores de necessidades especiais. Desde sua concepção, em 2003, o acervo do museu prioriza colocar suas principais peças em uma altura de visão que facilite a interação com este público.


Camarote construído especialmente para pessoas portadoras de deficiência

A coordenadora geral da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), Izabel Maior, que se locomove com uma cadeira de rodas, pôde assistir, pela primeira vez, uma partida em um estádio. “O Santos está de parabéns pela iniciativa e pelas melhorias que fez na Vila Belmiro. As instalações para os deficientes são muito boas, o estádio é acessível, assim como o Memorial das Conquistas e os camarotes térreos. Nós esperamos que o Santos seja uma mostra para os outros clubes brasileiros. O clube mostrou que está preocupado com toda a sociedade”.


As crianças também informaram a torcida passeando com uma faixa antes do início da partida

O presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, fez a assinatura do termo representando o clube. “Não é de hoje que o Alvinegro Praiano se preocupa com os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais. No início do ano foi construído um camarote especial para essas pessoas, com sanitário adaptado, para que eles tenham acesso aos jogos do Peixe, na Vila Belmiro. É com muita honra que nós aderimos à Campanha Nacional de Acessibilidade e esperamos que outras entidades sigam este exemplo”.

Fonte: SEDH

http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/pessoascomdeficiencia/acessibilidade/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *