Escolas de Salvador vão receber cartilhas Eu Me Protejo

mulher em cadeira de rodas segura cartilha Eu Me Protejo.

Foto: Rosana Lago com a cartilha Eu Me Protejo

Foi assinado ontem termo de cooperação entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador, para que a rede municipal de ensino aplique a cartilha ‘Eu Me Protejo’. – educação inclusiva para prevenção contra a violência na infância.

Elaborada pelo projeto independente Eu Me Protejo e impressa pela Defensoria, a cartilha reúne orientações para reconhecer e prevenir situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes. O Projeto Eu Me Protejo estabeleceu parceria e realizou formação na Defensoria Pública da Bahia em 2023. A cartilha e outros materiais acessíveis de educação para prevenção contra a violência podem ser baixados gratuitamente no site www.eumeprotejo.com

O termo de cooperação prevê que a Prefeitura faça a reimpressão de 160 mil cartilhas Eu Me Protejo, para que sejam trabalhadas na educação municipal.

“Essas cartilhas serão distribuídas para os professores. A partir daí, vamos fazer formações para que eles consigam sinalizar aos alunos métodos e modos de identificar que o seu corpo não está sendo tocado devidamente e também a quem recorrer nesses casos. E, também, sinalizar aos professores como identificar qualquer conduta inadequada daquela criança, qualquer mudança de comportamento, qualquer sinalização visível de violência, e como o professor pode denunciar”, explicou Fernanda Lordêlo, titular da SPMJ, pasta que coordena a campanha Maio Laranja,.

Foto: Defensora pública Gisele Aguiar, Secretária Fernanda Lordêlo, Prefeito de Salvador Bruno Reis e defensora pública Laíssa Rocha com a cartilha Eu Me Protejo.

A defensora pública geral da Bahia, Firmiane Venâncio, detalhou a iniciativa de distribuição de cartilhas. “As cartilhas vão ser reimpressas através desse termo de cooperação técnica entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia e o município de Salvador são cartilhas que foram elaboradas pela Defensoria Pública, mas em conjunto com entidades da sociedade civil, com entidades da universidade, com grupos de trabalhos e iniciativas que já existem no Brasil, a exemplo do Eu Me Protejo. São iniciativas que visam combater o racismo na infância e preparar as crianças e os adolescentes para reagirem e saberem como lidar com o próprio corpo, e também proteger-se contra os abusos sexuais que porventura venham acontecer”, afirmou Firmiane Venâncio.

Rosana Lago, membra da coordenação da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência representou o Eu Me Protejo na cerimônia.

“Estou extremamente feliz e honrada de ter representado o EU ME PROTEJO no lançamento da Campanha Maio Laranja 2024, onde na oportunidade foi assinado um Termo de Cooperação Técnica, SPMJ/PM e DPE (com o Eu Me Protejo). Nas cadeiras do auditório estavam distribuídas as cartilhas do EU ME PROTEJO- um material informativo com linguagem simples que ensina as crianças a autoproteção e autocuidado. Parabenizo @pat_lucas1 e @neusamariautora por criarem esse projeto incrível que merece ser difundido.
Agora, finalmente, através dessa assinatura, com base no Eu Me Protejo, teremos nas escolas ações de educação, prevenção e combate contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Muito feliz de ter participado desse momento. Conheci a defensora Gisele Aguiar @gisele_aguiar_argolo que vem fazendo os desdobramentos do EU ME PROTEJO e DP representa tão bem esse projeto.
Viva o Eu Me Protejo!!!
Viva a Cotinha!!!
https://www.instagram.com/p/C6hE5S8pR_NV-WK4OflC8-O-6mfMrXPcQOForc0/?igsh=dWc2cnd3ejl3aHU=

Fontes: http://educacao3.salvador.ba.gov.br/prefeitura-lanca-maio-laranja-com-r12-milhoes-para-projetos-com-criancas-e-adolescentes-e-aplicacao-de-cartilha-da-defensoria-publica/

https://www.correio24horas.com.br/amp/minha-bahia/prefeitura-de-salvador-lanca-conjunto-de-acoes-para-combater-abuso-sexual-de-criancas-e-adolescentes-0524

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *