Inclusão escolar: a terapia ocupacional na educação infantil

Andreia Kindlein Penno, Artemis Barbosa Pacheco

RESUMO

Este artigo visa a identificar e compreender a atuação do terapeuta ocupacional na rede regular de ensino para o atendimento de crianças de 0 (zero) a 6 (seis) anos, buscando perceber sua participação junto aos atores envolvidos neste processo. Apresenta uma revisão bibliográfica de estudos sobre a atuação do terapeuta ocupacional e a possibilidade de abertura de novos campos de trabalhos na área escolar, face às atuais políticas públicas educacionais no Brasil quanto à inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais. Conclui-se que a inclusão escolar na educação infantil se constitui num novo e crescente espaço para pesquisas sobre a atuação da Terapia Ocupacional. Um espaço aberto para a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, frente aos novos desafios da transformação social no país e no mundo.

Introdução

Este tema despertou meu interesse durante minha formação acadêmica no Curso de Terapia Ocupacional por meio de situações de atendimento a pais e cuidadores que relatavam as dificuldades encontradas em relação ao acolhimento de seus filhos com necessidades educacionais especiais na escola regular. São relatos que revelam que, embora muitas escolas tenham discurso sobre a inclusão, a realidade exposta às famílias é de despreparo e de falta de conhecimento da equipe pedagógica acerca da inclusão escolar. O que sugere que, por muitas vezes, as crianças com necessidades educativas especiais podem estar sendo apenas ‘incluídas’ no espaço escolar, sem que haja um aprofundamento e uma compreensão do significado do processo de inclusão. Pesquisas realizadas em trabalhos de conclusão do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Metodista – IPA1, 2005, apontam para uma possível realidade em que as escolas não estão preparadas para receber alunos com necessidades educativas especiais, tanto pela organização curricular, acessibilidade, formação de professores e apoio de equipe multiprofissional. E nesse  contexto podem surgir situações inesperadas, que diante do objetivo de inclusão da criança no ambiente escolar pode estar sendo ‘adaptada’ a um sistema insensível às suas necessidades e desenvolvimento de suas capacidades.

Link para download do artigo na íntegra (em pdf).

16 Comments

  1. ótimo artigo. sou terapeuta ocupacional e gostaria de incluí-lo em minha pesquisa bibliográfica para um projeto de inclusão escolar, se puderem me passar por e mail o responsável, por ele agradeço. abraço

  2. Bom dia
    Esta sendo incorporado a minha equipe, onde tenho vários especialistas uma TO. Trabalho na area de educação, preciso de mais informações sobre o trabalho de uma TO com crianças com deficiência e sem deficiência do pré a 8ª série.
    obrigada

  3. Olá Elisabete, sou Fisioterapeuta e montei um curso de capacitação para professores e a contribuição do Fisioterapeuta na Inclusão Escolar. Caso esteja interessada, envie-me um e-mail.
    Grata
    Renata Martins

  4. Sou Terapeuta Ocupacional e pesquiso a área de inclusão escolar a cinco anos.
    Se quiser tenho alguns artigos publicados.
    Só entrar em contato comigo.

  5. ótimo artigo. vou ser terapeuta ocupacional e gostaria de incluí-lo em minha pesquisa bibliográfica para o projeto de conclusão de curso sobre a inclusão escolar, se puderem me passar por e mail o responsável, por ele agradeço. abraços

  6. Olá!

    Sou Janaina Rocha, estudante do 10º período do curso Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

    Te envio esse e-mail, pois estou terminando meu TCC (trabalho de conclusão de curso) cujo o título é: Contribuições da terapia ocupacional na adequação do materia escolar para crianças com deficiência física. No decorrer do meu trabalho, faço citações, referente a esse artigo, intitulado: INCLUSÃO ESCOLAR: A TERAPIA OCUPACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
    Porém, preciso de dados sobre a publicação desse artigo (ano, local de publicação….) para que eu possa de fato, poder citá-lo no meu trabalho.

    Desde já agradeço pela atenção.

    Att,
    Janaina M. Rocha

    1. Prezada Janaina

      A referência completa para este artigo segue abaixo

      PENNO, Andreia Kindlein; PACHECO, Artemis Barbosa. Inclusão escolar: a terapia ocupacional na educação infantil. ReAção. Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2008. p. 20-31

      Att
      Lucio Carvalho
      Equipe Inclusive

  7. Sou a autora deste artigo e fico muito feliz em saber o quanto ele tem sido utilizado!
    Não atuo mais na T.O, mas fico a disposição para ajudar no que for necessário.

    Att,
    Andreia

  8. A inclusão escolar é um tema crucial e sua abordagem pela Terapia Ocupacional pode fazer uma grande diferença para crianças com necessidades especiais. A revisão apresentada no artigo destaca a importância do papel do terapeuta ocupacional e abre portas para novas pesquisas e práticas na educação infantil. É encorajador ver um foco crescente nas políticas públicas que favorecem a inclusão e proporcionam um ambiente mais acolhedor e adaptado às necessidades dos alunos. Já agora, queria recomendar um site online com slot machines: https://crazycoinflip.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *