Episódio 25/2024 -23/07 -O Cuidado com os Olhos

#audiodescrição
Card preto com letras brancas e imagem de ondas sonoras em rosa ao fundo
À esquerda: Podcast
Mais abaixo dentro de uma tarja o desenho estilizado de um microfone e "Acessando Lucília"
Do lado direito dentro de uma moldura em forma de gota rosa, a foto de uma mulher branca de perfil. Ela usa óculos e blusa branca.
Terça-feira -18h
Com Lucília Machado
Dentro de tarjas sobrepostas nas cores verdes e rosa: 
À direita: YouTube.com/@acessandolucilia59
Facebook.com/Webradiocensuralivre                                                               https://www.youtube.com/@RadioCensuraLivre e no canto esquerdo, o ícone de acessível em libras.                    
À direita, o logo da Inclusive News e ao lado, o da Web Rádio Censura Livre.

O Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 23/07, vai falar sobre o cuidado com os olhos. Celebrado anualmente em 10 de julho, o Dia Mundial da Saúde Ocular tem como objetivo mostrar a importância das ações preventivas para evitar os problemas de visão e prevenir a cegueira.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 285 milhões de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência visual, sendo que 39 milhões são cegas e 246 milhões têm baixa visão. Além disso, estudos indicam que aproximadamente 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados.

No Brasil, a realidade não é diferente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 6,5 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual, sendo que 582 mil são cegos. Além disso, estima-se que apenas 38,8% das pessoas com deficiência visual têm acesso a serviços de reabilitação adequados. A conscientização sobre a prevenção e tratamento da cegueira também é crucial para enfrentar esse desafio e garantir que essas pessoas tenham acesso a serviços de qualidade, incluindo reabilitação, educação e oportunidades de emprego.

A nossa convidada para essa conversa é Fernanda Oliveira, oftalmologista, graduada pela Escola de Medicina e Saúde Pública, de Salvador (BA), pós-graduada em oftalmologia pela PUC-Rio. A especialista faz parte da Secretaria de Saúde, reabilitação e prevenção da cegueira da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e está à frente do Ambulatório de Baixa Visão da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC), desde 2008.

O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e será transmitido ao vivo, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e também na Web Rádio Censura Livre, no Youtube: (youtube.com/c/Censuralivre), no Facebook facebook.com/webradiocensuralivre-e/), no site (www.clwebradio.com) e no aplicativo: RadiosNet (http://l.radios.com.br/r/100204).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *