A primeira boneca Barbie negra com síndrome de Down, foi lançada nos Estados Unidos.
Ela faz parte da linha global Barbie Fashionistas deste ano, e foi criada em parceria com a Sociedade Nacional de Síndrome de Down para garantir que os designs das bonecas reflitam com precisão a comunidade que foram projetadas para representar.
“Reconhecemos que a Barbie é muito mais do que apenas uma boneca; ela representa a autoexpressão e pode criar um sentimento de pertencimento”, disse Krista Berger, vice-presidente sênior da Barbie e chefe global de bonecas.
Em 2023, a Barbie apresentou a primeira boneca Barbie com síndrome de Down, que ganhou o prêmio Iniciativa de Responsabilidade Social Corporativa do Ano, concedido pela Toy Association. Este ano, a Barbie mais uma vez fez parceria com a National Down Syndrome Society (NDSS) para apresentar sua próxima boneca com síndrome de Down à linha Barbie Fashionistas 2024.
Ao longo de todas as etapas do processo de design, a Barbie e a NDSS trabalharam juntas para garantir que a boneca Barbie Negra com síndrome de Down refletisse e ressoasse com precisão nos membros da comunidade com síndrome de Down.
O NDSS conectou a Barbie com um grupo focal de indivíduos negros da comunidade com síndrome de Down, incluindo uma jovem negra com síndrome de Down, para revisar a escultura, o cabelo, a moda e os óculos da boneca:
Modelagem: Barbie colaborou com o NDSS para representar com precisão as características físicas das pessoas com síndrome de Down, incluindo uma estrutura mais curta, tronco mais longo e baixo tônus muscular. Além disso, as palmas das mãos da boneca incluem uma única linha, uma característica frequentemente associada a pessoas com síndrome de Down. Cuidado especial foi dado à escultura do rosto, que apresenta formato mais redondo, orelhas menores e ponte nasal plana. Os olhos são ligeiramente oblíquos em formato amendoado, enquanto pontos brancos podem ser vistos na íris.
Cabelo: A boneca tem textura de cabelo trançado que foi uma das principais características solicitadas pela comunidade da síndrome de Black Down.
Moda: Símbolos são incorporados em toda a roupa da boneca, e a paleta de cores azul e amarelo representa a conscientização sobre a síndrome de Down. As três setas em alguns dos corações do vestido representam o terceiro cromossomo 21 que os indivíduos com síndrome de Down possuem.
Óculos: A boneca também usa óculos rosa, representando indivíduos com síndrome de Down que muitas vezes apresentam dificuldades de visão.
“Foi comprovado que brincar com bonecas ajuda a desenvolver empatia e habilidades de processamento social entre as crianças, estimulando as habilidades sociais necessárias para se destacarem em seu futuro, pois elas imaginam que podem ser qualquer coisa. Sendo a linha de bonecas mais diversificada da marca, a série Barbie Fashionistas oferece mais de 175 looks em uma variedade de tons de pele, cores de olhos, cores e texturas de cabelo, tipos de corpo, deficiências e modas.
A linha inclui bonecos com vitiligo, bonecos que usam cadeira de rodas ou prótese, boneco com aparelho auditivo e boneco sem cabelo. As bonecas Fashionistas 2024 visam avançar no objetivo contínuo da Barbie de refletir uma visão multidimensional da beleza e da moda, permitindo que mais crianças vejam o seu mundo refletido através da brincadeira.
Confira: https://shop.mattel.com/pages/barbie-diversity
As bonecas Barbie com síndrome de Down, estão disponíveis online nos Estados Unidos, por US$ 10,99:
Fonte: https://ndss.org/barbie-ndss