Às vésperas do início da campanha eleitoral de 2024, que começa no dia 16/08, o Podcast Acessando Lucília traz para debate nesta terça-feira, 06/08, a acessibilidade nas eleições. Mais de 1,4 milhão de eleitoras e eleitores com deficiência estão aptos a votar nas eleições municipais de outubro. O número é o maior já registrado para essa parcela da população, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Do total de 155.912.680 eleitores, 1.451.846 são pessoas que declararam à Justiça Eleitoral ter ao menos uma deficiência. Comparado com o último pleito municipal, em 2020, a quantidade representa um aumento de cerca de 25% de votantes.
Para conversar sobre a evolução do eleitorado com deficiência, os avanços, as barreiras e os bastidores em torno da acessibilidade e inclusão das eleições municipais vamos receber Joelson Dias, Mestre em Direito pela Universidade de Harvard, que já foi Ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Representante Titular do Conselho Federal da OAB (CFOAB) no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE), integra a Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB, foi Secretário do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (COADEM) e da Comissão Nacional de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB. É Fundador da Rede de Direitos Humanos (RDH) e do Instituto de Estudos Jurídicos e Diálogos Constitucionais (IDECON).
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e será transmitido ao vivo, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e também na Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site e no aplicativo: RadiosNet.