O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro em todo o mundo. Conhecido também como Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Internacional da Terceira Idade, a data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de chamar a atenção para as questões do envelhecimento e a necessidade de acolher e cuidar da comunidade idosa.
Em pouco mais de duas décadas, a população com 60 anos ou mais passou de 15, milhões para 33 milhões de pessoas. Segundo uma projeção do IBGE, o país pode ter 75,3 milhões de idosos em 2070, o que significa 37,8% do total de brasileiros.
A questão do envelhecimento da população com deficiência é um desafio para a sociedade, políticas públicas e profissionais que atuam com este grupo, e é o tema do Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 01/10.
Os nossos convidados para essa conversa são:
Ana Rita de Paula , psicóloga; consultora de organizações não governamentais e órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Recebeu, entre outros, o Prêmio Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, em 2001 e o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, outorgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2004. Mestre em Psicologia Social e Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Há 38 anos faz parte da liderança do movimento pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Marco Pellegrini , pesquisador em Tecnologias Assistivas na Universidade de São Paulo (USP); consultor em equidade e inclusão e articulador de políticas sociais inclusivas; foi secretário adjunto na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo no período de 2008 a 2015, e em Brasília, esteve à frente da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de 2016 a 2018. Sua atuação é reconhecida por vários prêmios entre eles “Valoroso Trabalho na Promoção da Igualdade Etnorracial – Prêmio Luiz Gama” (2014) e “Setenta Anos da Declaração dos Direitos Humanos – Prêmio Nacional de Direitos Humanos” (2018). Atualmente é diretor da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais- Ame-SP; coordenador de Mobilidade e Transporte da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SP e consultor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Victor Martinez , professor, pesquisador, escritor e consultor em Diversidade e Inclusão Educacional e Ocupacional. Mestre no curso Formação de Formadores (FORMEP) / Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); pós-graduado lato sensu pela mesma instituição em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual; em Psicopedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE); em Psicanálise pela Faculdade Unyleya e em Gestão e Supervisão pela Fundação Dom Cabral (FDC). Possuí formação em Psicanálise pelo Núcleo Brasileiro de Psicanálise, e está cursando o MBA em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é diretor educacional do Serviço de Inclusão e Reabilitação do Instituto Jô Clemente (antiga APAE SP) e membro do Grupo de Discapacidad e Inclusión de Mercociudades (UNESCO); atua há mais de 15 anos na inclusão escolar, laboral e social das pessoas com deficiência.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e será transmitido ao vivo, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e também na Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site e no aplicativo: RadiosNet.
Agora o nosso programa também esta sendo retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.