No dia 1º de dezembro vai acontecer no Arpoador, a 1ª Parada do Orgulho PcD (Pessoa com Deficiência), no Rio de Janeiro. Com o tema “Candeia: a Hora e Vez do Sambista Def”, o evento festeja o legado do renomado sambista, trazendo para o centro das atenções a resistência e ancestralidade negra com deficiência, uma história que precisa ser mais conhecida e valorizada. A atividade, que é uma celebração conjunta do Dia Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (3/12); Dia Nacional do Samba (2/12) e o Dia da Acessibilidade (5/12), é o tema do Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 26/11.
A Parada do Orgulho PcD é um evento que celebra a diversidade e promove a visibilidade da comunidade de pessoas com deficiência. A primeira edição aconteceu em 2023, na Avenida Paulista, em São Paulo e já passou por outras cidades, como Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Recife.
O nosso convidado para esta conversa é o capixaba Weverton Fonseca, ativista de pautas sociais e raciais, pessoa com deficiência, cadeirante, negro, poeta, roteirista e palestrante. Formado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Linhares – ES, participa de projetos, mentorias e consultorias voltados ao combate ao racismo, LGBTFOBIA, capacitismo e psicofobia; fundador e diretor da Parada do Orgulho PcD, faz parte da diretoria do Coletivo Quilombo PcD.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e será transmitido ao vivo, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/@acessandolucilia5059 e também na Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site e no aplicativo: RadiosNet.
Agora o nosso programa também esta sendo retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.