Teologia e Deficiência: fé, justiça e inclusão

O Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 16/09, recebe Olga Maria Tavares – mulher com deficiência, teóloga, antropóloga e militante – que lança o livro “Teologia e Deficiência: Um convite aos que têm fome e sede de justiça” no próximo dia 19/09, às 18h, no Espaço de Convivência do Centro de Artes da UFF, em Niterói.

A obra nasce da necessidade de compreender como a deficiência é tratada nas escrituras, nas igrejas e na sociedade, desconstruindo mitos e preconceitos históricos e religiosos. A autora analisa a construção do pensamento teológico contemporâneo, questiona quem são as vozes que falam sobre teologia e deficiência e provoca a reflexão sobre a urgência de um novo fazer teológico a partir da interseccionalidade entre classe, raça e gênero.

Olga também chama a atenção para a importância de uma teologia acessível, inclusiva e anticapacitista, capaz de transformar as comunidades de fé. Uma teologia que acolha verdadeiramente as pessoas com deficiência, reconhecendo a diversidade, a dignidade, o empoderamento e a valorização daqueles que carregam em seus corpos a marca da estigmatização.

Sobre a nossa convidada

Olga Maria Tavares de Souza é doutoranda e mestre em Antropologia pela UFF, bacharel em Teologia e Filosofia. Atua na coordenação do Movimento Nacional de Pessoas com Deficiência do Fórum Social Mundial e é membra da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência (FNMD). Atualmente, é assessora parlamentar da vereadora Luciana Novaes, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e coordena o Núcleo de Evangélicos do Partido dos Trabalhadores (PT/RJ).
Já foi coordenadora estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro, na gestão de Benedita da Silva, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Magé.

.O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ppzPCIsJ0YA e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site www.clwebradio.com e no aplicativo: RadiosNet http://l.radios.com.br/r/100204

O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *