SUS disponibiliza teste de diagnóstico de TEA em crianças de 16 meses

Nova linha de cuidado para TEA foi lançada pelo Ministério da Saúde

Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência — celebrado neste domingo (21) —, o Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, lançou a nova linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A partir de agora, as crianças de 1 ano e 4 meses a 2 anos e 6 meses de idade devem fazer o teste que detecta sinais de TEA, o transtorno do espectro autista. Essa orientação consta na nova linha de cuidado para TEA, lançada nessa quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde.

A expectativa, segundo o governo, é que as intervenções e estímulos a esses pacientes ocorram antes mesmo do diagnóstico ser fechado. Em nota, o Ministério da Saúde destacou que a atuação precoce é fundamental para a autonomia e a interação social futura.

O governo estima que 1% da população brasileira viva com TEA. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam que 71% dessa população apresentam ainda outras deficiências, o que, de acordo com o Ministério, reforça a necessidade de ações integradas por meio do Sistema Único de Saúde.  O investimento total do governo federal nesta nova linha de atendimento pelo SUS é de R$ 72 milhões.

O teste de triagem para TEA, conhecido como M-Chat, identifica sinais de autismo em crianças já nos primeiros anos de vida. Ele está disponível nas unidades públicas de atenção primária e agora faz parte da rotina de avaliação dos pequenos. Por meio da detecção precoce, a ideia é que os profissionais possam encaminhar e orientar as famílias em relação aos estímulos e intervenções necessários caso a caso.

Fonte: Agência Brasil

Confira o documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *