21 Dias de Ativismo: Juntos Contra a Violência de Gênero

No Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 18/11, vamos falar sobre os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher — um movimento mundial que mobiliza a sociedade no combate à violência de gênero. No Brasil, a campanha ocorre de 20/11 a 10/12, conectando o Dia da Consciência Negra ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em pauta o papel das instituições públicas, dos movimentos sociais e de toda a sociedade na prevenção, no enfrentamento e na superação das diversas formas de violência. Um convite à reflexão, à ação e ao compromisso coletivo com a construção de uma vida livre de violência para todas as mulheres.

As convidadas para este episódio são:

Consuelo Prates, advogada, ativista, “mãe atípica” e pessoa neurodivergente. Especialista em direito da pessoa com deficiência, atua como diretora jurídica e de pessoas da Parada PcD Brasil. Integra a Frente Nacional de Mulheres com Deficiência e o Comitê Gestor da Rede Intermunicipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. É também fundadora do projeto Acesse o Direito, iniciativa que democratiza informações jurídicas em linguagem acessível e inclusiva.

Nanah Paz, mulher com deficiência física de 45 anos, é ativista da inclusão, audiodescritora, produtora cultural, cantora e poeta. Integra a coordenação do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão, coordena o Fórum Metropolitano das Pessoas com Deficiência do Maranhão e é membra da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência. Idealizadora e presidente do Grupo Cultural Folia dos Defiças, dedica-se à divulgação da cultura DEF.

Rosana Lago, 54 anos, mulher com deficiência com uma trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos, promoção da acessibilidade e enfrentamento às violências que atingem mulheres com deficiência. É fundadora da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência (FNMD), onde integra a executiva nacional. Atuou na gestão de políticas públicas como presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Salvador e como coordenadora da COCAS – Comissão Civil de Acessibilidade.

O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://youtube.com/@acessandolucilia5059  e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site www.clwebradio.com e no aplicativo: RadiosNet http://l.radios.com.br/r/100204

O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *