Caros Colegas de Luta,
Por seis votos contra cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou nesta quinta-feira, dia 29maio2008, as pesquisas científicas com células-tronco embrionárias sem nenhuma restrição, como previsto na Lei de Biossegurança.
Logo no início da retomada do julgamento, a assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF) esclareceu que o voto do ministro Cezar Peluso não apontou nenhuma restrição aos estudos, revendo então o placar que havia sido encerrado como 4 a 4 para 5 a 3.
Como podemos ver, nem mesmo os ministros se entendem, devido à extensão dos tratados, quer dizer, dos votos por eles lidos, pois ao final da sessão, os ministros Celso de Mello e Cezar Peluso bateram boca. Mello levantou dúvidas sobre o voto de Peluso, ao dizer que ele havia votado pela liberação das pesquisas, mas com restrições. Peluso sustentou que votou pela liberação das pesquisas. Os dois chegaram a gritar em plenário.
O importante é que agora as pesquisas poderão ser realizadas.
Parabenizo novamente as pessoas que demonstraram efetivamente o poder que nós temos a partir de nossas mobilizações, pois se não houvesse ocorrido a pressão, eu tenho a certeza de que o placar seria diferente.
Obrigado.
Fernando Cotta – Coordenador da CORDE-DF