VAMOS VER COMO O CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA,
DEBATE NA INTERNET SOBRE QUESTÕES REFERENTES à DEFICIÊNCIA EM SUA PLATAFORMA DE GOVERNO
traduzido do espanhol e digitado em São Paulo, por Maria Amélia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área deficiências Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Rebraf, SP, Carpe Diem, SP, Sorri Brasil, SP, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais, Inclusion InterAmericana e Inclusion International em 6 de junho, 2008
Pensamos que grande número de pessoas deseja conhecer quais os planos do Sr. Barack Obama, caso ganhe realmente as eleições nos Estados Unidos, derrotando seu oponente, candidato pelo outro grande partido americano, o Republicano, no que se refere ao tratamento que pretende dar às questões que tanto afetam as pessoas cm deficiência nesse grande país.
A notícia enviada por Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, informa:
“Uma das principais propostas do senador democrata, caso seja eleito presidente dos Estados Unidos, é agilizar a ratificação da Convenção sobre s Direitos das Pessoas com Deficiências das Nações Unidas que os Estados Unidos assinaram mas não ratificaram.
“O programa de Obama sobre deficiência inclui medidas para melhorar o diagnóstico precoce e a intervenção precoce em matéria de educação entre as crianças, bem como incrementar o financiamento para a a educação e a formação das pessoas com deficiências e facilitar sua transição do âmbito educacional ao do trabalho. O candidato também se propõe combater a discriminação em todos os âmbitos, promover a contratação de trabalhadores com deficiência em instituições oficiais e no setor privado, neste último caso melhorando a informação sobre os benefícios fiscais desta prática e incrementando as ajudas para a adaptação do posto de trabalho.
O programa de Obama também contempla medidas para apoio aos pequenos negócios dirigidos por pessoas com deficiência, e oferecer flexibilidade laboral a trabalhadores com deficiência e aos cuidadores de pessoas com deficiência. Do mesmo modo, o político democrata apresenta um programa específico para o autismo e os transtornos de seu espectro, com propostas como a criação da figura de um coordenador federal que analisaria as políticas neste âmbito em todo o país, e medidas para a melhora do diagnóstico e a educação das pessoas afetadas.
Para conhecer a plataforma: