Repensar e discutir assuntos relativos à inclusão na escolarização, saúde física, mental e mercado de trabalho para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência é o objetivo do “7º Repensando sobre relações entre Inclusão, Escolarização e Saúde”. Vinculado ao Programa Incluir, do Ministério da Educação, o evento é promovido pelo Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai) da Furg e acontece aos sábados até o dia 5 de julho, no Anfiteatro do Campus Saúde.
Conforme a psicóloga Sabrina Galarraga, do Neai, durante os encontros são realizadas palestras de profissionais e universitários, relatos de experiências, apresentações culturais de grupos de pessoas com necessidades especiais e ainda oficinas relacionadas ao assunto durante a semana. “Nossa proposta é discutir a diferença como um todo. Na educação, cada um dos alunos tem habilidade e dificuldade diferentes. A discussão sobre inclusão não é especificamente para o portador de deficiência, mas também para aqueles que passam por alguma dificuldade social”, explica.
No sábado, 21, pela manhã, foram abordados os temas: “A construção do Simbólico na Criança”, com psicopedagoga Santa Diamantina; a “Família: possibilidade de muitos, impossibilidade de alguns”, com a psicopedagoga Glória Mendes. À tarde, a mestranda em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cassiane Amaral, falou sobre “O reconhecimento dos pais sobre a sexualidade dos filhos adolescentes com autismo e sua relação com a coparentalidade” e, por fim, a psicopedagoga Helen Lucy Rodrigues Salomão realizou o “Relato de uma experiência de inclusão”.
Nos demais dias do evento, foram discutidos assuntos como o acesso dos portadores de necessidades especiais às universidades, problemas sociais e o depoimento da primeira surda a se formar na Furg, a pedagoga Cássia Lobato Marins.
Participam do 7º Repensando cerca de 20 pessoas, entre elas acadêmicos do curso de Psicologia e Pedagogia, educadores do ensino regular e comunidade em geral. De acordo com Sabrina, quem tem interesse ainda pode se inscrever no evento. A taxa é de R$ 10 e o participante recebe um certificado. Quem preferir pode ainda assistir ao curso como ouvinte.
7ª EdiçãoO evento “Repensando a Educação Especial” vem sendo realizado desde o ano 2000 e foi criado a partir da necessidade da formação de professores em educação especial em função da demanda cada vez maior de alunos com deficiência ou transtornos de desenvolvimento.
Neai
O Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas é formado por estudantes e profissionais de Psicologia e Pedagogia e realiza estudos e pesquisas dentro da questão da inclusão, procurando desenvolver ações que atendam a comunidade, estudantes, professores e funcionários da universidade, assim como escolas do Município, pessoas com necessidades especiais inclusivas e toda a rede de apoio social dessas pessoas. Melina Brum Cezar
Programação para 28 de junho
Manhã9h – Momento Cultural
10h – Apresentação da instituição Amar e dos Caps I – Psicólogas: Irena de Sá e Márcia Magalhães
Tarde
14h – “Escola Especial: um espaço de inclusão”, Emelise de Oliveira Dorini, psicopedagoga
15h30min – Coffe Break
16h – “Sexualidade e Síndrome de Down”, Lúcia Belo