CCBB do Rio tem mostra para cinéfilos com deficiências
‘Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito’ fica em cartaz até dezembro; em agosto, chega ao CCBB de SP
Agência Estado
RIO – Já imaginou ir ao cinema e não ouvir os diálogos nem a trilha sonora? Ou não enxergar o que se passa na tela? Desde o último dia 5, deficientes auditivos
e visuais têm a chance de acompanhar filmes da produção nacional recente graças a um sistema de legendagem e de descrição. Realizada no
Centro Cultural Banco do Brasil
do Rio, sempre aos fins de semana, a mostra Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito fica em cartaz até dezembro; em agosto, chega também ao CCBB de São
Paulo.
e visuais têm a chance de acompanhar filmes da produção nacional recente graças a um sistema de legendagem e de descrição. Realizada no
Centro Cultural Banco do Brasil
do Rio, sempre aos fins de semana, a mostra Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito fica em cartaz até dezembro; em agosto, chega também ao CCBB de São
Paulo.
No dia 5, foi exibido Fica Comigo Esta Noite, de João Falcão. O estudante Nelson Pimenta, surdo desde o nascimento, foi conferir. O sistema é o closed
caption – não só as falas são transcritas, mas também sons como porta batendo, cachorros latindo, gritos ao longe, músicas relevantes para a trama. A descrição
(antigamente feita ao vivo, por atores) é transmitida por meio de fones, pelos quais os cegos ouvem explicações sobre o cenário, figurinos, movimentos
dos atores, etc.
caption – não só as falas são transcritas, mas também sons como porta batendo, cachorros latindo, gritos ao longe, músicas relevantes para a trama. A descrição
(antigamente feita ao vivo, por atores) é transmitida por meio de fones, pelos quais os cegos ouvem explicações sobre o cenário, figurinos, movimentos
dos atores, etc.
Já descrita por um dos freqüentadores como ”o Oscar do cinema legendado”, a mostra está em cartaz desde 2004, sempre com bastante procura. Inicialmente,
tinha apenas a legenda para surdos. A fonoaudióloga Helena Dale, diretora da Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica (ARPEF), foi a idealizadora.
Em 2005, quando esteve nos Estados Unidos a trabalho e viu a experiência norte-americana (por lá, existem 200 salas dotadas do sistema), ela decidiu estendê-lo
também para cegos.
tinha apenas a legenda para surdos. A fonoaudióloga Helena Dale, diretora da Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica (ARPEF), foi a idealizadora.
Em 2005, quando esteve nos Estados Unidos a trabalho e viu a experiência norte-americana (por lá, existem 200 salas dotadas do sistema), ela decidiu estendê-lo
também para cegos.
Depois de Fica Comigo Esta Noite, estão programados Benjamim, de Monique Gardenberg, Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, Depois Daquele Baile,
de Roberto Bomtempo, A Máquina, de João Falcão, 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira, e O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger –
todos com closed caption e audiodescrição.
de Roberto Bomtempo, A Máquina, de João Falcão, 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira, e O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger –
todos com closed caption e audiodescrição.
O Outro Lado da Rua, de Marcos Bernstein, Garotas do ABC, de Carlos Reichenbach, O Casamento de Louise, de Betse de Paula, As Filhas do Vento, de Joel
Zito Viana, Barra 68, de Vladimir Carvalho, O Primeiro Dia, de Walter Salles e Daniela Thomas, e O Xangô de Baker Street, de Miguel Faria Jr, têm apenas
closed caption. A produção nacional é privilegiada pelo simples motivo de a estrangeira já vir legendada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Zito Viana, Barra 68, de Vladimir Carvalho, O Primeiro Dia, de Walter Salles e Daniela Thomas, e O Xangô de Baker Street, de Miguel Faria Jr, têm apenas
closed caption. A produção nacional é privilegiada pelo simples motivo de a estrangeira já vir legendada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.