INFORMATIVO CVI-MARINGÁ
15 Julho 2008
TRANSPORTE PÚBLICO
PARA TODOS?
Descrição: usuários de cadeira de rodas utilizando o transporte público
A questão do acesso ao transporte coletivo sempre foi um problema para as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida (idosos, gestantes, etc). Após a publicação do decreto nº 5.296/04 que estabelece normas gerais e critérios para a promoção da acessibilidade e prioridade de atendimento para as pessoas com deficiência, essa realidade, aos poucos tem passado por transformações.
Até 2014, conforme determina o decreto nº 5.296/04 toda a frota de ônibus urbano deverá estar acessível, ou seja, deverá ter condição de uso, com segurança, por qualquer cidadão. Por isso é preciso desde já, modificações necessárias nos ônibus existentes, na fabricação de novos ônibus, alterações nos pontos de parada e terminais. Muitas dessas mudanças já podem ser realizadas a partir da norma 14.022 ABNT atualizada em 2006 onde parâmetros e critérios técnicos de acessibilidade são estabelecidos para o sistema de transporte coletivo de passageiros, de acordo com os preceitos do Desenho Universal.
Sabe-se também que a escolha por um ou mais tipos de ônibus acessível deve ser analisada a partir de um conjunto de elementos de infra-estrutura da cidade, como a existência de ruas muito inclinadas ou não. Maringá, como todo o Brasil, está em franco desenvolvimento o que exigirá para os próximos anos a adequação do trânsito urbano.
Neste sentido, o CVI-Maringá, a partir das suas linhas prioritárias de ação para o ano de 2008, vem discutindo o tema acessibilidade no transporte coletivo junto a sua base social e nesta discussão identificou várias questões tais como: número ainda insuficiente de ônibus acessível nas linhas, dificuldades para obtenção do passe livre municipal, despreparo de alguns motoristas para operação do elevador, entre outras.
Com o intuito de auxiliar na construção de uma Maringá acessível, o CVI-Maringá com o apoio da Câmara Municipal de Maringá e da CORDE – Coordenadoria Nacional para a Integração das Pessoas Portadoras de Deficiência da Presidência da República realizará o Seminário “Sistema de Transporte Público do Município de Maringá e seus reflexos na vida das pessoas com deficiência”, no dia 18 de julho, na Câmara Municipal de Maringá, das 13h:30 as 17h:30.
Na mesma mesa de debates teremos a presença das pessoas com deficiência usuárias do transporte coletivo, da SETRAN – Secretaria de Transportes de Maringá, da TCCC – Transporte Coletivo Cidade Canção, do Ministério Público e da CORDE.
Não deixe de participar e apoiar esta ação contribuindo com sua experiência e assim fazendo de Maringá uma cidade melhor. Sua presença é fundamental! !!
Participe!!
Centro de Vida Independente de Maringá –
End: Av. Colombo, 5.790 Bloco T-14 CAP (CAIC) UEM
Cep: 87.030 -121
Fone: (44) 3263-8310
site: www.cvi-maringa. org.br
e-mail: cvimaringa@cvi- maringa.org. br
Skype: cvi-mga