
Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre o link a seguir e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa 654 – A convivencia é fundamental
Olá Brasil!
Muitas pessoas que não tem deficiência ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Isso é natural. Todos nós podemos nos sentir desconfortáveis diante do considerado diferente. Esse desconforto diminui e pode até mesmo desaparecer quando existe a oportunidade de convívio entre pessoas com e sem deficiência. Então, por exemplo, se você conhecer uma pessoa com deficiência intelectual trate-a normalmente e de acordo com sua idade. Não superproteja. Deixe que faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for realmente necessário. E nunca substime sua capacidade. As pessoas que têm essa deficiência possuem outra forma de aprendizado e podem adquirir muitas habilidades, sejam intelectuais, sociais e emocionais.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 655 – VIII Reatech
Olá Brasil!
Entre os dias 2 e 5 de abril acontecerá, em São Paulo, a Oitava Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. Os objetivos são promover a inclusão das pessoas com deficiência e apresentar novos equipamentos e serviços, inclusive do exterior, para esse público. Essa edição é fruto de uma parceria entre o Grupo Cipa Feiras & Congressos e a Revista Reação. São esperados mais de quarenta mil visitantes, entre pessoas com deficiência, familiares e profissionais da área, durante os quatro dias da feira. A Reatech 2009 também terá atividades culturais e esportivas, além de palestras, congressos médicos e um seminário sobre educação inclusiva. O evento será realizado no Centro de Exposições Imigrantes e a entrada é gratuita. Mais informações no site: www.reatech.tmp.br, repetindo, www.reatech.tmp.br.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 656 – Informações sobre a síndrome de Down
Olá Brasil!
Em 1959, quando a caracterização genética da Síndrome de Down foi descoberta, a expectativa de vida dessas pessoas era de quinze anos. No entanto, ao longo dos últimos cinqüenta anos, essa informação ofereceu a medicina e, principalmente, aos pais a possibilidade de darem mais qualidade de vida às crianças com essa deficiência. Segundo o pediatra e geneticista Zan Mustacchi, são os cuidados dos pais que fazem com que seus filhos vivam mais tempo, ou seja, este mérito não é da medicina. Isso porque são os pais que quebram as barreiras do preconceito, da exclusão social e fazem seus filhos viverem com mais independência. Assim, com a estimulação precoce e o acompanhamento familiar, atualmente essa expectativa pode chegar a setenta anos. No Brasil, existem trezentas mil pessoas com Síndrome de Down e é dever do Estado garantir os seus direitos.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Programa 657 – Telejornal Telelibras – Vez da Voz
Olá Brasil!
No site da Ong “Vez da Voz” está disponível o primeiro telejornal inclusivo da Internet brasileira, o “Telelibras”. Os objetivos são garantir o acesso das pessoas com deficiência auditiva aos conteúdos jornalísticos e colaborar para a construção de uma mídia mais democrática. Todas as semanas são veiculadas informações e dicas do Brasil e do mundo sobre cultura, educação e cidadania. No site também é possível conhecer as edições anteriores do “Telelibras”, outras participações da Ong nos meios de comunicação e conteúdos interessantes sobre o tema. Anote o endereço e confira: www.vezdavoz.org.br/telelibras, repetindo, www.vezdavoz.org.br/telelibras. Uma ótima iniciativa, pois de acordo com a Organização das Nações Unidas enfatiza que os direitos à informação e à comunicação são fundamentais para o exercício da cidadania.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.