Campanha Brasil Ponto a Ponto pergunta o que deve mudar no país

Encerra na próxima quarta-feira, 15, a campanha Brasil Ponto a Ponto (http://www.brasilpontoaponto.org.br/), que coleta opiniões de cidadãos sobre qual é o maior problema do país. O resultado será usado para escolha do tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) do Brasil (http://www.pnud.org.br/rdh/). Até ao final, o PNUD estima que 400 mil pessoas terão respondido à pergunta “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”

Para participar, é possível enviar texto ou vídeo para o site da campanha (http://www.brasilpontoaponto.org.br/). “É uma oportunidade única de as pessoas serem escutadas sobre uma coisa que pode mudar a vida delas”, diz o coordenador do RDH no Brasil, Flávio Comim. No RDH, que deve ser publicado até o inicio de 2010, o PNUD fará um diagnóstico do problema mais votado e proporá políticas.

A consulta começou em novembro do ano passado, quando foram realizadas audiências públicas nas principais cidades brasileiras. Pela internet, as respostas são recebidas desde janeiro e mais de 260 mil já deixaram seus depoimentos usando a rede. Outra parte da campanha foi feita com uma visita aos dez municípios de pior Índice de Desenvolvimento Humano do país e ainda com a coleta de respostas de alunos nas escolas de ensino fundamental e médio. Ao todo, já foram coletados mais de 360 mil depoimentos.

Para aumentar a diversidade do público atingido, a consulta criou vários caminhos para o envio de respostas. Desde o início de abril, os clientes da operadora de celulares TIM estão recebendo a pergunta da pesquisa em seus telefones e podem responder por SMS. No site do canal a cabo MTV, um fórum de discussão entre os jovens gerou mais de 200 comentários. A empresa de cosméticos Natura também distribuiu questionários em papel para seus funcionários e clientes.

A conclusão final da pesquisa sairá em maio, mas as prévias mostram que educação é o tema mais mencionado. Pelo menos 20% dos brasileiros que participaram da consulta acreditam que o ensino é o que mais precisa mudar no país. Violência, meio ambiente e conscientização individual foram outros temas bastante comentados.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *