Para comemorar o bicentenário do nascimento do Educador Francês, Louis Braile, o CAP/DV (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual), está realizando aulas gratuitas sobre o Sistema Braile nas escolas e universidades da capital. Na última quarta-feira (15), foi à vez da escola MACE receber a visita da professora Acácia Regina Milhomem Santos, que levou o conhecimento da língua específica para deficientes visuais aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II.
Durante a aula, Acácia mostrou um novo universo aos pré-adolescentes. Contou a trajetória de Louis Braile, suas dificuldades com a perda da visão aos cinco anos de idade e luta para que pudesse levar uma vida normal. “Braile foi um batalhador, não deixou que os obstáculos o impedissem de fazer o bem ao próximo”, disse a professora ao contar sobre a ação dele para que o método que inventara fosse oficializado.
Braile morreu aos 43 anos de tuberculose, dois anos após, em 1854, o Sistema Braile foi oficializado como método de linguagem oficial aos deficientes visuais. “Ele só chorou três vezes na vida, a primeira quando ficou cego, a segunda quando concluiu o método e a terceira quando soube a notícia de que uma mulher, também deficiente visual, aprendera a tocar instrumentos por meio de seu método”, concluiu a professora emocionada.
A aluna Larissa de Oliveira Marques assistiu à aula com olhos atentos. A cada fala da professora ela se surpreendia com tamanha inteligência de Braile. “Era um mundo que eu não conhecia. Um método difícil, mas que aprenderei para ensinar a outros colegas”, diz aluna que não é deficiente visual, porém concluiu a importância da linguagem.
Como aconteceu – As aulas sobre tipos de linguagem são temas essenciais na disciplina da Língua Portuguesa. Os professores da MACE preocupados em levar a inclusão social aos alunos tiveram a idéia de uma aula diferente do habitual. Aproveitaram a oportunidade do CAP/DV em prestar este serviço que é gratuito e qualquer escola ou universidade pode realizar. O resultado foi positivo e já está combinado uma nova visita do CAP/DV a MACE, desta vez com os alunos de outras séries.
Serviço – As escolas ou universidades que se interessarem pela aula de Braile, é necessário entrar em contato com a coordenadora do Centro, Claunice Maria Dorneves. O telefone para contato é: 67 3314 – 1207.