Educação hoje

Não sei se muita gente sabe, hoje comemora-se o Dia da Educação, uma data importante para ser utilizada para reflexão.

Quando falo em Educação, me refiro a educação de forma ampla, ao que é aprendido/ensinado nos diversos segmentos da sociedade, porém hoje vou me referir bastante ao espaço escolar.

A Educação no Brasil vem avançando, notadamente no sentido de buscar cada vez mais uma educação igualitária, inclusiva e atenta à diversidade. Mesmo que isto, algumas vezes, seja a custo da imposição de leis, como as leis federais que obrigam o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Lei 10.639/2003), bem como, Indígena (Lei 11.645/2008) nos currículos de ensino fundamental e médio em todos os educandários do país.

Em função das leis, percebe-se que a caminhada não é tão tranquila, pois é um processo de mudança de premissas ideológicas. Toda mudança causa sofrimento, que pode ser sutil ou doloroso em função de crenças ligadas em verdades irrefutáveis, que com novos estudos são abaladas ou se desfazem!

Acredito que o processo de fazer a lei acontecer é lento, visto que deveria ser fruto de um conjunto de ações articuladas, entre escola, família, poder público e sociedade. Uma vez que não é somente a inclusão de datas simbólicas no calendário escolar ou alteração de textos no currículo, mas a desconstrução da forma como as coisas estavam sendo contadas, algumas vezes embutidas de ideologias retrógradas e que tratavam o ser humano de forma desigual. Desta forma, é imprescindível um novo olhar sobre o passado e o presente.

A escola é o lugar certo para dar o pontapé inicial nestas e outras questões, porque depois da família a escola constitui o primeiro espaço de socialização de crianças e de jovens, sendo responsável pela transição do espaço privado da família para o espaço público no qual os alunos têm acesso às primeiras experiências de formação, aprendizagem e encontro com os demais atores sociais. (Schabbel, 2002)

Na escola se ensina e se aprende o exercício da cidadania para a convivência democrática em sociedade. Neste sentido, a escola se constitui no epicentro de experiências e aprendizado, sendo, ao mesmo tempo, cenário e palco das relações que se estabelecem entre alunos, professores, dirigentes e pais.

A forma como estas relações se dão está permeada pelos mais diversos preconceitos, alguns tão fortes que se tornam impeditivos de ações efetivas de ressignificação e construção de estratégias que abordem a diversidade étnica, social, sexual, cultural, entre outras. Todavia, a transformação é urgente, visto que implica em situações de não-reconhecimento do aluno no âmbito escolar. Em decorrência disto temos o sentimento de não-pertencimento e tudo isto poderá se refletir numa relação conflituosa com a escola e seus agentes, com a família, consigo e com os outros. Em outras palavras, possivelmente resultará em abandono escolar, intolerância, violência e outros reflexos destrutivos para o ser humano, não somente no ambiente escolar.

Friso que a inclusão das leis 10639 e 11645 não busca somente que negros e índios sintam-se reconhecidos, mas sim para que todos possam conhecer, compreender e respeitar a contribuição destas etnias na construção do Brasil, bem como outras etnias que constituem este país de pessoas batalhadoras.

Para isso o trabalho em rede é imperativo, a articulação de ações dentro e fora da escola é necessária, pois a educação demanda diálogo, indagação, reflexão, cooperação, dedicação, união e afeto e isto é dever de cada um que deseja uma sociedade que respeite as diferenças. Isto não é fácil, mas o diálogo deve ser iniciado! E se já iniciou, sugiro que continue e seja ampliado!

Creio ser possível dar as mãos visando estabelecer parcerias transformadoras, onde todas as esferas da sociedade estejam envolvidas neste processo e, assim, o Dia da Educação possa ser sempre valorizado.

Dóris Adriana Pinto Soares/Psicóloga e monitora do Projeto Ciranda Afro-Brasil: Pela implementação da Lei 10639/2003

Fonte: http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=112446&intIdEdicao=1765

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *