Minuto da inclusão – Programas 684 a 687

minuto_da_inclusao
Na imagem, logotipo do Minuto da Inclusão: um relógio simulando uma pessoa de braços abertos contornada por um círculo incompleto.

Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre o link a seguir e aguarde
o player ser exibido na janela popup.

Programas 684, 685, 686 e 687

Programa 684 – Troca de experiências entre Brasil e Espanha

Olá Brasil!
Gestores sociais de estados e municípios participaram, recentemente da Oficina Serviços de Proteção da Política de Assistência Social a Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência. O evento foi realizado em parceria com o governo da Espanha. A iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão de Políticas de Inclusão Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Desde 2003, o Brasil e a Espanha mantêm um acordo de cooperação técnica, renovado a cada três anos. Essa troca de experiências é muito  importante, pois teremos cada vez mais uma população composta por pessoas idosas que necessitam de serviços de qualidade. Além disso, os dois países reforçam a prática da cooperação defendida na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Programa 685 – Sobre doença mental e deficiência intelectual

Olá Brasil!
Hoje vamos falar mais um pouco sobre a deficiência intelectual, Em primeiro lugar, é importante não confundir deficiência intelectual com doença mental: deficiência intelectual é uma condição que dura a vida toda, já doença mental pode ser curada. Desse modo, pessoas com doença mental necessitam de cuidados de saúde mental, terapêuticos e serviços públicos para que possam viver com dignidade. Já as pessoas com deficiência intelectual precisam ter acesso aos serviços básicos, à educação adequada e à habilitação profissional para viverem com todas as possibilidades de inclusão social. Lembre-se: não devemos usar termos ofensivos e discriminatórios como, por exemplo, “retardados mentais” para denominar essas pessoas. A reflexão e as mudanças de atitude de todos são fundamentais na busca pela qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual ou com doença mental.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Programa 686 – Informações sobre a Dislexia

Olá Brasil!
Se na hora  das tarefas escolares seu filho confunde o “p” com o “b” ou troca o “d” pelo “t”, isso pode ser característica da dislexia. Porém, não se preocupe, pois a criança que apresenta essa dificuldade pode ter uma vida normal.
Isso porque as dificuldades para ler ou escrever não impedem que as outras habilidades possam ser desenvolvidas. Além disso, com apoio e exercícios, a dificuldade pode diminuir ao longo do tempo, e a colaboração de pais, professores e colegas de classe, é fundamental nesse processo. Lembres-se: a pessoa que apresenta dislexia apenas tem um jeito de aprender diferente das outras pessoas. No entanto, vale lembrar também que nem toda dificuldade de leitura e escrita pode ser dislexia. Então, procure orientação com os profissionais da escola de seu filho ou no posto de saúde de seu bairro.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Programa 687 – Tecnologia e inclusão – Tradutor do sistema braile

Olá Brasil!
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, desenvolveram um sistema capaz de reconhecer, com o auxílio de uma câmara, os sessenta e três sinais do sistema braile. Em apenas dois meses, a equipe de professores criou o programa que, em apenas um segundo, fotografa e decodifica uma letra em braile para o alfabeto romano. A iniciativa para criar o sistema, batizado de Litteris, surgiu devido à dificuldade em transcrever as provas de redação do vestibular da instituição aplicadas para pessoas com deficiência visual. Os testes registraram noventa por cento de acerto do programa na hora da leitura com esse sistema. A ideia foi desenvolver uma ferramenta de fácil manuseio, com baixo custo e alta produtividade. O objetivo agora é oferecer uma versão on-line e gratuita do programa. Vamos aguardar!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *