Táxi acessível na cidade de São Paulo

Folha Online, 07/08/2008

A Secretaria Municipal de Transportes colocará à disposição, via sorteio, 80 novos alvarás de estacionamento de táxis adaptados, visando propiciar plena mobilidade às pessoas com deficiência. Os pontos estarão distribuídos em regiões estratégicas da cidade, com ênfase para a proximidade dos hospitais especializados no tratamento de pessoas com mobilidade reduzida.

Legenda da foto: Mulher em cadeira de rodas na plataforma de elevação eletrohidráulica instalada na porta traseira de um táxi acessível.

A tarifa do transporte será a mesma das frotas comuns e poderá variar com as categorias Comum, Especial ou Luxo. Os novos veículos terão identificação específica, podendo ser ocupados por uma pessoa com deficiência junto com um acompanhante.

A intenção da Prefeitura é que os novos carros sejam de uso exclusivo das pessoas com deficiência, com a disponibilização de um serviço de rádio-táxi para profissionais autônomos. O profissional que atender passageiros sem dificuldades físicas de locomoção arcará com multa de R$ 3.000,00 e perderá o alvará. Segundo estimativa da Prefeitura, a capital paulista tem uma população de 1,5 milhão de pessoas com deficiência.

Os carros terão plataformas que permitem o fácil acesso dos usuários e cintos de segurança que segurem o passageiro mesmo na realização de curvas ou freadas bruscas. O revestimento do assoalho deve ser produzido com material antiderrapante e antichama, protetor de cabeça regulável e removível que se ajuste na parte traseira da cadeira de rodas, janelas que permitam uma visão externa e saídas especiais no caso de emergências. Adaptação do carro leva em média 10 dias, com investimento próximo de R$ 25 mil pelo proprietário. Uma das empresas que disponibilizam o serviço de adaptação é a Technobras, que há um ano prestou o mesmo serviço na cidade do Rio de Janeiro, em clínicas, hospitais e particulares.

As especificações técnicas para adaptação dos veículos estão discriminadas no “Manual dos Requisitos Básicos para Táxi Acessível”, encontrado no site:

http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/noticias/sec/transportes/2008/08/0030/taxi_acessivel.PDF ou mediante a entrega de CR-ROM para gravação e retirada diretamente no Departamento de Transportes Públicos, sito à Rua Joaquim Carlos, 655, São Paulo/SP.

Conforme a Portaria SMT 114/08,

(link: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/transportes/0073)

o sorteio para obtenção de alvará será realizado no dia 20 de agosto de 2008, às 9 horas, no Departamento de Transportes Públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *