Minuto da inclusão – Programas 738 a 740

minuto_da_inclusao
Na imagem, logotipo do Minuto da Inclusão: um relógio simulando uma pessoa de braços abertos contornada por um círculo incompleto.

Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.

Programa 738 – Entrega de Salas de Recursos Multifuncionais

Olá Brasil! O Ministério da Educação promete oferecer dez mil salas com recursos multifuncionais às redes de ensino públicas até o final do ano. A medida pretende apoiar estados e municípios a atender no atendimento aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, matriculados nas classes comuns das escolas públicas. As secretarias de educação de estados e municípios indicaram no começo de junho as escolas que receberão as salas este ano. A entrega dos equipamentos, mobiliários e recursos que compõem as salas multifuncionais deve ser iniciada em novembro. Entre 2005 e 2007 foram entregues cinco mil quinhentas e cinqüenta salas em todo o país. Entre outras medidas, a instalação das salas de recursos multifuncionais é fundamental para garantir uma educação inclusiva de qualidade.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Terra

Programa 739 – Pesquisa revela alto índice de preconceito nas escolas

Olá Brasil!
Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, indica um alto índice de preconceito no ambiente escolar. Foram entrevistadas mais de dezoito mil pessoas entre alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários de quinhentas e uma escolas públicas do país. O resultado revelou que 99,3% dessas pessoas demonstram algum tipo de preconceito étnico-racial, socioeconômico, com relação a deficiências, gênero, idade, territorial ou orientação sexual. O objetivo do estudo é colaborar para ações que transformem a escola em um ambiente de respeito pela diversidade humana e, para isso, seu resultado será analisado pelo Ministério da Educação. Nós, do Minuto da Inclusão, queremos que essas ações realmente transformem essa preocupante realidade, e continuaremos contribuindo para isso. Na próxima semana falaremos mais sobre essa pesquisa.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Agência Brasil

Programa 740 – Responsabilidade Social com criatividade

Olá Brasil!
A empresa Encanto de La Luna, da cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, encontrou uma boa solução para não poluir o meio ambiente e discutir o respeito às diferenças. A empresa confecciona roupas de dormir e com a sobra dos tecidos usados para fabricar as peças cria bonecos diferentes do padrão do mercado como Kadu, que tem Síndrome de Down. Os lucros da venda de Kadu vão para a Apae de Nova Friburgo. Outro personagem da empresa é Vivi, que retrata uma menina obesa, e entre os próximos personagens a serem fabricados estão um em cadeira de rodas e um idoso. Giselle Barroso, sócia da empresa, também lançou o livro “O Diário de Luna”, que conta a história dos bonecos. A obra já vendeu mais de duas mil cópias e foi adotada por escolas da cidade fluminense. Conheça mais sobre esse projeto no site: www.clubinhodaluna.com.br, www.clubinhodaluna.com.br
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *