Minuto da inclusão – Programas 743 e 744

minuto_da_inclusao
Na imagem, logotipo do Minuto da Inclusão: um relógio simulando uma pessoa de braços abertos contornada por um círculo incompleto.

Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.

Programa 743 – Mais um projeto de tecnologia visa o acesso à internet

Olá Brasil!
Um projeto de pesquisa, desenvolvido na Universidade Estadual Paulista pretende garantir o acesso de pessoas com deficiência visual à Internet de uma forma bem diferente. O trabalho visa à construção de um dispositivo eletromecânico capaz de exibir em tempo real todos os sinais braile em uma matriz de pontos que se elevam e abaixam em uma superfície de referência. Com este mecanismo a pessoa com deficiência visual poderá ler textos comuns na internet no momento do acesso. O projeto, que tem apoio da Fapesp, foi finalista regional do Prêmio Santander de Ciência e Inovação de 2008. Após a construção, o próximo passo será a execução de testes com usuários. Já existem muitos programas que oferecem o acesso à Internet através da voz e este projeto representa uma outra possibilidade. Vamos torcer pelo seu sucesso!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Jornal Correio do Brasil

Programa 744 – O Minuto da Inclusão contra a exploração do trabalho infantil

Olá Brasil!
No programa de hoje vamos falar novamente sobre a questão do trabalho infantil. No país, o trabalho só é permitido a partir dos dezesseis anos, mas a realidade é bem diferente. Segundo o IBGE, cerca de cinco milhões de crianças e adolescentes enfrentam o pesadelo do trabalho precoce no Brasil, deixando de lado horas de brincadeiras e estudo. Para tentar diminuir esse número, o Ministério Público do Trabalho começou a distribuir duzentas e cinquenta mil cartilhas em escolas do país, com os direitos das crianças. Mas, para combater essa situação, também é necessário a participação de todos os cidadãos. Se você tiver conhecimento de algum lugar onde ocorra o trabalho infantil denuncie. Para isso, basta ligar para o número 100, de qualquer telefone. O serviço gratuito é do Governo Federal e sua identidade é mantida em sigilo.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: www.alagoas24horas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *