Incentivo à leitura é tema do programa Inclusão, da TV Senado

Apesar de ser o oitavo maior produtor de livros do mundo, o Brasil ainda está longe de ser um país de leitores. É o que aponta o livro Retratos da Leitura no Brasil, organizado pelo jornalista e escritor Galeno Amorim. Ele é o convidado do programa Inclusão, da TV Senado, que vai debater o papel da escola na formação de leitores. O escritor mineiro Fernando Morais, autor de Olga e Chatô, o rei do Brasil; e o jornalista Maurício Mello, que comanda o programa Leituras, da TV Senado, também são convidados especiais do programa.

O Inclusão vai mostrar também iniciativas de incentivo à leitura. Uma delas é o Projeto Bibliotecas Casa do Saber, com o qual as internas do Presídio Feminino do Distrito Federal têm acesso a uma variedade de livros. Já a Biblioteca Comunitária do Bosque, em São Sebastião, cidade próxima à região central de Brasília, oferece mais de 30 mil títulos a crianças e jovens de baixa renda. Outra iniciativa na capital federal é o projeto que disponibiliza bibliotecas públicas em paradas de ônibus.O programa também vai mostrar a experiência da Biblioteca Dorina Nowill, em São Paulo, onde leitores com deficiência visual têm acesso à produção de livros em braile.

Em comemoração à 50º edição do Inclusão, será publicada nesta sexta-feira uma página especial do programa na internet. O Inclusão vai ao ar no sábado (27), às 2h30, às 11h30 e às 22h30, e no domingo (28), às 9h e às 17h.

Já o programa Conversa de Músico presta um tributo ao maestro Silvio Barbato, uma das vítimas do acidente ocorrido com o Airbus da Air France, em 1º de junho de 2009. O programa vai apresentar a Ópera de São Luís do Maranhão, que interpreta obras de Carlos Gomes, um dos compositores preferidos do maestro. A apresentação vai ao ar no domingo às 5h, às 10h, às 18h e às 24h.

O programa Leituras por sua vez entrevista a escritora Nélida Piñon. Ela fala do livro Coração Andarilho, no qual ela se apresenta como memorialista sem ser a protagonista das próprias memórias. A autora explica essa técnica literária em entrevista concedida na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, onde ocupa uma cadeira desde 1989. O Leituras vai ao ar também no domingo, às 4h, às 8h e às 20h30.

A TV Senado pode ser sintonizada nos canais UHF 36, no Gama (DF); 40, em João Pessoa (PB); 43, em Fortaleza (CE); 51, em Brasília (DF); 52, em Natal (RN); 53, em Salvador (BA); 55, em Recife (PE); e 57, em Manaus (AM); pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília; 17, da Tecsat; 118, da Sky; e 217, da DirecTV; ou ainda ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br/tv.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *