Realizada a cada dois anos, a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece em nível municipal, regional, estadual e nacional. Em Curitiba, no Paraná, o VII encontro começa amanhã (30) e vai até dia 1° de Julho. Estarão presentes adolescentes, representantes de organizações governamentais e não-governamentais, conselheiros de direito e tutelares. O objetivo desta etapa é analisar e definir diretrizes da Política Municipal de Atendimento. O evento acontece na Universidade Positivo e é aberto ao público.
Palestras marcam as atividades do primeiro dia do encontro. O debate será em torno da responsabilidade do poder público e o atendimento e direitos das crianças e adolescentes. No último dia, haverá trabalhos em grupo para discutir os cinco temas da Conferência. Entre as principais questões estão a Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdade, a Proteção e Defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes e, a Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção de cidadania.
Depois da discussão municipal em Curitiba, acontecerá a etapa estadual. No restante do país, o prazo para as cidades realizarem as Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente se estendeu até 30 de julho. A decisão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) se deu por que muitos estados estavam com dificuldades para organizarem o evento
Em dezembro, a Conferência Nacional será em Brasília e deverá definir a Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Plano Decenal, a ser aprovado em 2010.
Serviço:
O quê: VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba
Quando: 30/06/2009 e 01/07/2009
Onde: Auditório do Bloco Bege da Universidade Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido – Curitiba.
Fonte: http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=39494