Como conceder uma entrevista jornalística? Quais as técnicas para formular mensagens midiáticas eficazes? Esses foram alguns temas abordados durante uma oficina de mídia realizada no IV Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids, em Curitiba.
Entre os cerca de 25 participantes estava Edvan da Silva, de 20 anos. “A mídia contribuiria bastante se trabalhasse mais para combater o preconceito com as pessoas que vivem com HIV/aids”, afirmou.
Para Edvan, a cobertura jornalística sobre a aids precisa melhorar. “A imprensa só aborda o assunto quando está sendo realizado um grande evento. As pessoas com o vírus ou a doença deveriam ser mais procuradas pelos jornalistas”, declarou.
O jovem ativista também ressaltou a importância da comunicação entre os participantes da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA). “Realizamos muitas discussões pela internet e a oficina vai servir para melhorarmos essa comunicação”, disse.
Natália de Jesus, de 18 anos, optou por participar do mini-curso para aprender a repassar informações. “Esse é o terceiro ano que venho no Encontro. Aprendo muitas coisas novas e é importante eu saber levar esses aprendizados para as pessoas que atuam na mesma ONG que eu”, afirmou. Ela gostou tanto da experiência que aceitou dar sua colaboração para um revista que vai fazer uma matéria sobre o evento.
Thompson Toledo, de 22 anos, já concedeu entrevistas para jornalistas de vários veículos de comunicação de abrangência nacional. “É preciso estar preparado, saber o que falar. A mídia tem uma influência muito grande na sociedade”, declarou.
A oficina sobre mídia foi realizada pelo jornalista Paulo Giacomini, membro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+).
Sobre o Encontro
O IV Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids começou dia 9 e segue até domingo (12) na capital paranaense. O evento é organizado pelo centro popular de formação Padre Josimo em parceria com a RNAJVHA e conta com apoio de diversas entidades nacionais e internacionais. Participam do evento cerca de 110 jovens de praticamente todos os estados do país.
Fábio Serrato
O repórter Fábio Serrato, da Agência de Notícias da Aids, cobre o evento com apoio do Unicef
Fonte: http://www.agenciaaids.com.br/site/noticia.asp?id=12594