Mais de 2 mil crianças com deficiência não frequentam escolas em Manaus

Secretarias Municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde realizarão pesquisas para esclarecer o motivo da ausência

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, mais de duas mil crianças e adolescentes com deficiência não frequentam a escola na capital do Amazonas. As Secretarias Municipais de Assistência Social, de Educação e Saúde, realizarão pesquisas para esclarecer o motivo da ausência.

Mais de três mil pessoas com deficiência estão incluídas no Programa Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), do governo federal. Eles recebem o benefício no valor de um salário mínimo através do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para frequentar as aulas. Os dados dos beneficiários como endereço, tipo de deficiência entre outros, foram repassados para a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

A equipe aplicará um questionário com mais de cem perguntas aos beneficiários pelas assistentes sociais pretende analisar quais são as barreiras que impedem o acesso e a permanência dessas pessoas na escola.

A coordenadora da equipe técnica, Marieme Badarane, explica que serão avaliadas tanto as barreiras arquitetônicas das escolas quanto os problemas sociais vividos por essas famílias.

“Esse trabalho é muito importante para promovermos a inclusão dessas crianças e adolescentes, já amparadas pelo poder público, na escola”, justifica a assistente social.

Os resultados obtidos com a aplicação do questionário serão encaminhados a uma comisssão intersetorial composta pelos Ministérios do Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e ainda para à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

________________________

Fonte de informação: Rede SACI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *