UnB instala pós-graduação em Bioética

Universidade é a primeira da América Latina a oferecer mestrado e doutorado na área. Programa será instalado nesta sexta-feira, 22

A Universidade de Brasília (UnB) é a primeira instituição pública de ensino superior da América Latina a oferecer uma pós-graduação stricto senso em Bioética – mestrado e doutorado -, além da especialização que já existe desde 1998. A instalação oficial do programa será nesta sexta-feira, 22 de agosto, com a participação de uma das maiores autoridades mundiais em Bioética, Henk ten Have, diretor da Divisão de Ética, Ciência e Tecnologia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco/Paris) . A solenidade é aberta à comunidade e começa às 10h, no Auditório da Reitoria (campus do Plano Piloto, 3º andar).

A solenidade de instalação dos cursos contará, ainda, com as presenças do reitor pro tempore da UnB, Roberto Aguiar, do representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, do assessor especial da Presidência da República, Swedenberger do Nascimento Barbosa, e do diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, professor Francisco de Assis.

Após a solenidade, Henk ten Have fará a conferência Unesco’s programs in ethics education, que terá tradução simultânea. Sua estada no País também tem o objetivo de articular a criação do Conselho Nacional de Bioética do Brasil. Por isso, Have tem agendados encontros com o secretário do Presidente da República, Gilberto Carvalho, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, com quem vai conversar sobre o projeto de lei que cria o órgão e que está em tramitação no Congresso Nacional.

CONCORRÊNCIA – Coordenado pela Cátedra Unesco de Bioética da UnB, o programa de pós-graduação stricto sensu inicia suas atividades neste 2º semestre com oito alunos de doutorado e 14 de mestrado. A concorrência por uma vaga, pleiteada por pessoas de várias partes do país, ultrapassou as expectativas do professor e coordenador da Cátedra na universidade, Volnei Garrafa. “Já no primeiro edital tivemos o triplo de candidatos por vaga. Foi surpreendente, principalmente por ser uma área nova para nós”, afirma.

Os cursos foram aprovados recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já com nota 4. Volnei Garrafa, atribui a nota à seriedade do trabalho da UnB nessa área do conhecimento. “A Cátedra Unesco começou em 2005, mas o trabalho na UnB começou em 1994 com o Núcleo de Estudos em Pesquisas e Bioética. Esse programa é uma construção de 15 anos”, afirma. “Fomos o primeiro grupo de pesquisas no Brasil cadastrado pelo CNPq na área de Bioética”, ressalta.

A área de concentração da pós-graduação privilegia a saúde pública nas linhas de pesquisa Fundamentação Teórica da Bioética, Situações Emergentes em Bioética, que trata de clonagem, fecundação assistida, por exemplo, e Situações Persistentes, como aborto, eutanásia, exclusão social, pobreza, racismo, entre outros assuntos. “É um programa que tem a visão da Bioética de intervenção, que é politicamente comprometida com as populações mais vulneráveis. É uma nova construção da bioética latino-americana”, afirma o professor.

O programa conta com 22 professores de diferentes áreas do conhecimento. Segundo Volnei Garrafa, a intenção é a de que em março de 2009, oportunidades sejam abertas para alunos latino-americanos e africanos que falam língua portuguesa. Além disso, a Cátedra Unesco de Bioética da UnB faz os últimos acertos para formação de pessoal da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

SERVIÇO
A UnB instala oficialmente nesta sexta-feira, 22 de agosto, seu programa de mestrado e doutorado em Bioética. A nisolenidade começa às 10h no Auditório da Reitoria (campus do Plano Piloto, prédio da Reitoria, 3º andar). Às 10h30, Henk ten Have, diretor da Divisão de Ética em Ciência e Tecnologia da Unesco/Paris e uma das maiores autoridades mundiais em Bioética, fará a conferência Unesco’s programs in ethics education, que terá tradução simultânea.  A cerimônia contará com as presenças do reitor pro tempore, Roberto Aguiar, do representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, e do assessor especial da Presidência da República, Swedenberger do Nascimento Barbosa.

CONTATO
Professor e coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB, Volnei Garrafa, pelo telefone 3307 2113.

Fonte: Infoativo Defnet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *