
Inclusão social e vias públicas mais humanizadas são objetivos desejados pelos cerca de um milhão de deficientes físicos espalhados pelo Brasil, que sofrem com dificuldades para se locomover por áreas públicas. Não é o caso de João Pessoa que, desde 2007, vem transformando esses desejos em realidade, através do PróRampas.
Quinhentas rampas já foram construídas ou reformadas na Capital, desde a criação do projeto, e mais 300 estão previstas para este ano. Todas são sinalizadas de acordo com as normas vigentes e as placas têm informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que devem ser cumpridas até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil.
O PróRampas foi concebido e implantado pioneiramente em João Pessoa, através de uma iniciativa do instituto de responsabilidade social da Unimed JP – o UniGente – e da empresa gestora do projeto, a Via Urbana Acessibilidade. Atualmente, já chegou a Campina Grande e a duas cidades do Ceará: Fortaleza e Caucaia. A iniciativa conta também com o apoio de instituições públicas e privadas e de entidades como a Associação Paraibana dos Deficientes (Aspadef).
OBJETIVOS DO MILÊNIO
Para que o acordado durante a Cúpula do Milênio se torne realidade, até 2015 os países devem:
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir o ensino básico universal
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
…”cerca de um milhão de deficientes físicos espalhados pelo Brasil, que sofrem com dificuldades para se locomover por áreas públicas”…
Se não me engano, somente no Estado de São Paulo temos mais do que isso.
Veja IBGE 2000 ( http://www.sidra.ibge.gov.br )
Tem toda razao, Anthony. Numa conta rapida que fiz – apesar de matematica nao ser o meu forte – 23% dos 14,5% de pessoas com deficiencia tem deficiencia fisica. Com 190 milhoes que somos, daria mais de 6 milhoes de pessoas em todo Brasil.