Inscreva-se para a Conferência Latino-Americana de Linguagem Simples – Rio, 29 e 30 de outubro

conferencia de linguagem simples 29 e 30 /10 rio.

O Rio de Janeiro vai receber a primeira Conferência Latino-Americana de Linguagem Simples. A Linguagem Simples é um recurso de acessibilidade que vem ganhando espaço para beneficiar o público em geral.

O encontro vai acontecer dias 29 e 30 de outubro, na Cápsula de Inovação do Senac, no centro do Rio. O evento é organizado pelo CREI SESC/SENAC RJ e a Rede Latino-Americana de Linguagem Simples.

Instituído em abril de 2024, o CREI – Centro de Referência em Educação Inclusiva é uma iniciativa do Sesc e do Senac do Rio de Janeiro, que possui um laboratório de acessibilidade e inclusão, onde a Linguagem Simples é uma das tecnologias desenvolvidas.

A comunicação por meio da Linguagem Simples tornou-se direito constitucional no Brasil em 2009, com a adoção da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Nos últimos anos, a técnica começou a ser mais usada em laboratórios de inovação da gestão pública.

Realizado em 2019, o Seminário sobre Comunicação Simples que ocorreu na Câmara dos Deputados foi um marco. O evento deu origem ao Projeto de Lei 6256, que institui a política nacional de Linguagem Simples em toda administração pública. O PL está para ser votado em regime de urgência no plenário da Câmara dos Deputados.

Em 2022, o Brasil apresentou resolução na ONU para promoção da comunicação fácil de entender em todo mundo, e em 2023 foram publicadas duas normas técnicas internacionais regulamentando a prática.

No mesmo ano, o Conselho Nacional de Justiça instituiu o Pacto Nacional da Linguagem Simples, impulsionando a tradução do “juridiquês” para toda a população.

Conferência

A Conferência Latino-Americana de Linguagem Simples vai reunir, pela primeira vez, usuários, ativistas, pesquisadores e especialistas em Linguagem Simples e Leitura Fácil (a forma mais simplificada de Linguagem Simples) de todo mundo para avançar no direito à comunicação acessível, à inclusão e à participação. 

O encontro, que foi planejado na Cúpula Global sobre Deficiência em Berlim, acontece na Cápsula Centro de Inovação do SENAC, no centro do Rio de Janeiro, dias 29 e 30 de outubro.

A Conferência vai contar com pioneiros como Ulla Bohman, que há mais de 30 anos faz parte do movimento pela Linguagem Simples na Suécia, Óscar García Muñoz, que participou da elaboração da primeira norma técnica nacional sobre o tema, na Espanha em 2018, Anna Matamala, editora da padronização internacional ISO sobre texto fácil de entender, a pesquisadora Christiane Mass, diretora do Centro de Pesquisa em Linguagem Fácil na Alemanha desde 2014 e responsável por extensa produção acadêmica sobre o tema. Os especialistas vão debater sobre as diferenças e convergências das técnicas de Linguagem Simples e Leitura Fácil, e a importância da união de esforços por uma comunicação mais fácil de entender.

Todos fizeram parte do projeto EASIT – Treinamento para Facilitar o Acesso à Inclusão Social, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, que aconteceu entre 2018 a 2021. O projeto reuniu linguistas, psicólogos, tradutores, educadores, audiodescritores, jornalistas e designers de universidades da Espanha, Suécia, Itália, Alemanha, Eslovênia, que desenvolveram pesquisas e ferramentas para promover a informação fácil de entender. 

A fonoaudióloga australiana, Cathy Batersfield, vai falar sobre a implantação do Inglês Fácil no país, a eslovena Tatjana Knapp trará a experiência da Linguagem Simples falada e as especialistas portuguesa Sandra Marques e espanhola Olga Berrios discutirão a aplicação da Linguagem Simples na prática .

América Latina

Entre os latinoamericanos, participam da conferência o colombiano Sergio Hernández, que integra o centro de pesquisa alemão e as também colombianas Margarita Mejía, da Associação Palabras Claras, e Monica Cortés, representante da Associação de Síndrome de Down, Asdown, da RIADIS, Red Latinoamericana de Organizaciones de Personas con Discapacidad y sus Familias, da Rede Regional de Educação Inclusiva na América Latina e da Inclusion International. 

Gabriela Martínez, que há 26 anos participa do movimento político de inclusão das pessoas com deficiência e é cofundadora do coletivo Lectura Fácil, vai representar o México. Ela também faz parte da RIADIS e Inclusion International, maior organização de pessoas com deficiência intelectual do mundo.

Da Argentina, vão participar Clara Nielsen, autora do Manual Lectura Fácil, Diego García Díaz, especialista em desenho simples, e Paola Jelonche. Os três há 10 anos criaram a Fundación Visibilia, dedicada à produção e acessibilidade de conteúdos e promoção de clubes de leitura. 

A uruguaia Natalia Farias e a argentina Andrea Mariño, representam o Instituto Interamericano de Desenvolvimento Inclusivo.

Brasil

O Brasil vai trazer experiências antigas de Linguagem Simples como o livro Mude seu Falar, que eu Mudo o meu Ouvir, da Associação Carpe Diem, apresentado na ONU em 2012, trazido por uma das autoras, Beatriz Ananias. Outra experiência pioneira foi o guia sobre saúde das pessoas com síndrome de Down, do Movimento Down, um dos primeiros documentos em Linguagem Simples que se tem notícia no Brasil, publicado pelo Ministério da Saúde. Carla Mauch, do Mais Diferenças, apresentará a biblioteca de livros acessíveis. Além disso, serão apresentadas algumas boas práticas que surgiram nos últimos anos:

– a experiência do LabLuz, do Tribunal de Justiça do Ceará, sobre estratégias para comunicação em Linguagem Simples para explicar a progressão de pena, apresentado por Welkey Costa

– Marcia Dietzel, da Justiça Federal do Paraná, vai falar sobre a ferramenta Gralha, que usa Inteligência artificial para tradução para Linguagem Simples.

Lennon Jesus, especialista em Inteligência Artificial, desenvolveu o protótipo Leiturabilidade IA do Ministério Público RJ. 

– Pedro Lucas Costa vai discutir a importância da formação de professores em Linguagem Simples na educação. 

– Lais Silveira Costa vai apresentar a experiência na elaboração do guia sobre pessoas com síndrome de Down, uma das publicações em Linguagem Simples da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. 

– Gizelly Guimarães, do Tribunal de Justiça do Amazonas, vai palestrar sobre o Projeto da Linguagem Cidadã para comunidades indígenas.

Liana Paraguassu, do Programa do Pólen de formação de multiplicadores da Linguagem Simples na Fiocruz, vai conduzir um debate sobre a Linguagem Simples Brasileira.

A Conferência é organizada pelo Centro de Referência em Educação Inclusiva CREI SESC/SENAC e pela Rede Latoino-Americana de Linguagem Simples, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, entre outros.

O evento será gratuito, traduzido para espanhol e inglês, contará com intérpretes de Libras e audiodescrição e será transmitido ao vivo pelo Youtube. NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO PARA ASSISTIR ONLINE!

As inscrições gratuitas para participar presencialmente da I Conferência Latino-Americana de Linguagem Simples estão abertas! Inscreva-se! São poucas vagas!

LINK

Confira os palestrantes:

https://clals2025.site/palestrante

Veja a programação:

LINK

======

Organização:

Centro de Referência em Educação Inclusiva – CREI – SESC SENAC – https://www.instagram.com/creisescsenacrj/ 

Rede Latino-Americana de Leitura Fácil 

https://www.linkedin.com/in/redlalf

Apoio 

Brasil: 

Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania – Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio – SMPD Rio 

Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP e Laboratório Pólen de Inovação em Gestão Pública – Fiocruz 

Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down – FBASD 

Instituto Jô Clemente – IJC 

América Latina: 

Riadis – Rede Latino-Americana de Organizações de Pessoas com Deficiência e suas Famílias 

IIDI – Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Inclusivo – Uruguai 

Fundação Visibilia – Argentina 

Leitura Fácil – México 

Asdown – Colômbia 

Europa: 

Rede de Inovação em Acessibilidade da Catalunha – Espanha 

Interseccionalidades – Suíça

Internacional:

Down Syndrome International

Conferência Latino-Americana de Linguagem Simples
https://clals2025.site/

29 e 30/10/2025

Local: Cápsula de Inovação SENAC – Av. Pres. Vargas, 62 – Centro

Rio de Janeiro – RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *