O Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 23/09, repercute e celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, oficialmente comemorado em 21/09. A data foi oficializada em 2005, por meio da Lei 11.133, mas já havia sido instituída pelos movimentos sociais em 1982, no marco da luta pelo reconhecimento e pelo respeito aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.
De lá para cá, muitos avanços foram conquistados. No entanto, ainda persistem desigualdades expressivas e inúmeros obstáculos para a plena inclusão das pessoas com deficiência no país, como a falta de infraestrutura acessível, barreiras construídas pelo capacitismo nas estruturas sociais, impasses na educação inclusiva, e acesso restrito ao mercado de trabalho e às tecnologias assistivas.
Além disso, ainda há uma carência significativa de visibilidade e de participação plena na sociedade — seja na mídia, na cultura, no esporte ou em outros espaços de protagonismo. Também é fundamental que a pauta da deficiência seja incorporada de forma transversal em todas as agendas sociais, políticas e institucionais, garantindo que os direitos e a inclusão não fiquem restritos a políticas específicas, mas sejam parte de todas as áreas da vida pública e coletiva.
Para refletir sobre esta pauta fundamental, vamos receber:
Manoel Negraes, de Curitiba, tem baixa visão, é sociólogo e atua como audiodescritor, consultor, palestrante e produtor cultural. É diretor da empresa Vias Abertas Comunicação, Cultura e Inclusão e membro do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz/UNIFASE), onde atua como bolsista em dois projetos.
Sabrina Ferri, de Porto Alegre, mulher com deficiência e ativista da inclusão. Usa sua experiência de vida como ferramenta para o debate sobre autonomia e dignidade. Graduada em Educação Física pela Ulbra – Universidade Luterana do Brasil, escreve sobre o cotidiano para a Revista Bá e Uma Revista. Atualmente, trabalha em seu primeiro romance e produz o podcast Cronicada, onde apresenta leituras de cronistas brasileiros.
Tuca Munhoz, de São Paulo, ativista por justiça social, com foco nos direitos humanos das pessoas com deficiência, e gestor público com experiência em governos municipais, estaduais e federal. Foi Secretário Adjunto da Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo (2013–2016). Atualmente é bolsista na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e também atua como escritor, comunicador e roteirista.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: https://youtube.com/@acessandolucilia5059 e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site www.clwebradio.com e no aplicativo: RadiosNet http://l.radios.com.br/r/100204
O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism – Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.